quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vida moderna!?

Mas, por que a depressão pós-parto continuaria a ser um problema agora, quando as mulheres, em sua maior parte, controlam bem mais suas vidas do que as gerações passadas? Podemos planejar quando ter um bebê e aproveitar nossa independência até estarmos prontas para constituir uma família; nossos companheiros estão muito mais propensos a se envolver com o bebê e a apoiar a mãe na maternidade; temos inúmeras engenhocas em casa que nos facilitam a vida doméstica; e para muitas mulheres existe diferentes opções de retornar ao trabalho, uma vez que as empresas estão se tornando bem mais flexíveis em relação à licença maternidade, ao trabalho em regime de tempo parcial e aos horários de trabalho.
Mas, infelizmente, parece que, embora a vida moderna seja em muitos aspectos "melhor" para as mulheres do que antes, o modo como vivemos dificulta a adaptação das mulheres à maternidade e os especialistas em saúde começaram de fato a considerar importante a situação social e doméstica da nova mãe. A depressão pós-parto não é mais encarada simplesmente como um problema relacionado a hormônios que se alcamarão com o tempo; agora, a depressão pós-parto está sendo levada a sério, é um problema importante e pode ser aterrorizante para uma nova mãe, em parte por tratar-se de algo que vem de dentro de nós e, no entanto está fora de nosso controle, de nossas emoções e pensamentos. Durante a depressão pós-parto, pode parecer que perdemos esse controle.

Querida mamães e familiares, gostaria de agradecer por todos os e-mails recebidos e espero estar, de certa forma, ajudando cada um de vocês. E digo que é muito bom conseguir ler, pesquisar, conversar e sem dúvida escrever sobre a depressão pós-parto.
Muito obrigada, vocês estão sem dúvida me ajudando também.

"Não importa onde você parou...Em que momento da vida você cansou...O que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar." (Drummond de Andrade)

4 comentários:

Anônimo disse...

É Ju, essa é uma questão importante a ser levantada. Eu mesma não acredito que a modernidade seja a culpada, apesar de acreditar que a vida moderna exacerbe um diagnóstico desse. Na medida em que a vida moderna vêm trazendo tantos facilitadores, as pressões e exigências pelas quais passamos como mulheres também vêm crescendo na mesma proporção. É duro.
Precisar quando isso surgiu é difícil, provavelmente desde que a humanidade é humanidade, mas sabemos que isso foi sistematizado por Freud e que nós mulheres estamos tão mais suscetíveis a esse tipo de sofrimento do que os homens.
Parabéns pelo espaço! Discutir e refletir a respeito são as melhores armas. Saber que há sim uma saída e que outras já passaram por isso. Além de ser muito bonito se expor dessa maneira, muitas não teriam a coragem.
Beijocas Ju!

Anônimo disse...

Ju, esqueci de assinar o post acima!
Tem como vc editar com um Flá?
Postei como anonimo, pois nao consegui de outra forma, nem com o wordpress...estranho.
Beijos querida,
Flá.

Julien disse...

Querida Flá,

Sabe que durante esses meses em minha vida eu sempre tentei conversar com diversas idades de mães e ouvi histórias tristes de mulheres que sofreram, tanto faz como 30, 40 anos atras e hoje. E olha que as mulheres naquela época se curavam sem o medicamento. Com algum propósito a depressão pós-parto vem.
Na dor é muito difícil ver o lado positivo de tudo, mas com o passar dela conseguimos ver e sentir o porque de certos sentimentos e acontecimentos.
Muito obrigada pelo comentário, vc é e sempre será uma amiga especial!!!
Beijos.

*não consigo editar os comentários, assim vou deixar o seu outro comentário, td bem?

flavia magalhães disse...

Um beijo grande Ju. Você que é super especial. Tudo bem com o comentário e também não consegui assinar de novo.
Flá M.

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog