quarta-feira, 7 de abril de 2010

O preconceito...

Como se não bastassem o mal estar e a angústia tão frequentes nas depressões, em geral o deprimido não encontra aceitação em seus familiares e mesmo no seu meio social.
É surpriendente como isso acontece até hoje. Vivemos em um século, cuja a evolução das coisas cresce, cresce muito a cada dia, mas infelizmente a evolução de algumas pessoas é bem lenta, mesmo pessoas esclarecidas quando deparam-se com um caso de depressão na família logo saem falando algo da situação em vez de procurar entender e ajudar.
Pois digo, por experiência própria, QUE A PESSOA QUE PASSA POR UMA DEPRESSÃO PRECISA, ACIMA DE TUDO, DE COMPREENSÃO E DE ACOLHIMENTO AMOROSO!!

Meu pai é um homem maravilhoso, esclarecido e super compreensivo, mas no começo de todo o processo de minha depressão ele tb não entendia como eu poderia me sentir tão mal, tão triste, tão sozinha...sabe que muitas vezes ele chegava a me questionar...dizendo que eu era uma pessoa abençoada por ter uma linda bebê com saúde, marido, casa, trabalho e como??? Como que eu conseguia pensar que o que eu realmente sentia era que eu não queria nada daquilo???
É, mas quando ele e eu percebemos que eu realmente estava doente, estava precisando de uma ajuda profissional...ai sim ele foi o primeiro a correr entender o que era uma depressão pós-parto.
Pesquisou e encontrou o livro da Brooke Shields - Depois do parto, a dor.
E ai, além de entender, ele começou a me ajudar, no decorrer de sua leitura ele me telefonava e me perguntava como eu estava me sentindo, se quando acontecia isso ou aquilo eu me sentia como??? E assim eu tb fui me abrindo e desabafando, encontrando nele como eu sempre encontrei um amigo, um ombro, um apoio, um homen forte, um pai.
Todos os dias de manhã por quase 15 dias, na minha maior crise, ele vinha para minha casa, para me dar todo o apoio necessário...me recordo que um dia ele entrou no banhiero e me pegou praticamente desmaiada...aiii Graças a Deus ele estava lá, para me segurar e me ajudar!!!

Mulheres, é muito importante que vcs realmente digam para as pessoas que convivem com vcs, que estão passando por uma depressão, sei que é complicado, mas abram o seu coração...e digam que vcs precisam de acolhimento, compreensão, amor, carinho, ajuda...

Em muitos depoimentos e emails que recebi, percebi como esse assunto é tão difícil de ser tocado.
E quando nós mulheres contamos para alguém ou essa pessoa acaba percebendo que não estamos bem, que estamos com sintomas de uma depressão, seja ela pós-parto ou não; logo em seguida podemos de alguma forma receber um olhar de preconceito ou de crítica...assim infelizmente dentro de nós se transforma ou não em sentimento de culpa e esse sentimento acaba prejudicando toda uma melhora.
Mas, não se preocupem que com o passar do tempo conseguimos lidar cada vez melhor com essa situação...rsrs!!!

"A autoconfiança é como a força que impulsiona o navio: mesmo que esteja carregado de tesouro, se não houver uma força que o propulsione, o navio ficará parado e não poderá fazer a carga preciosa chegar ao seu destino. A autoconfiança é uma força mental; é a energia que serve para manifestar as maravilhas que há em nosso interior. Como filho de Deus, você tem dentro de si algo maravilhoso que, no entanto, de nada servirá enquanto não puder ser revelado."  Kamino Kusumoto. 

Bjos a todos,
Jú.
fiquem com Deus! Amém!



15 comentários:

Sony disse...

Oi Julien,
Realmente esse preconceito existe e parece estar colado na sociedade.

No meu caso eu não tenho dpp, na verdade não sei ao certo o tipo de depressão que tenho.
Acompanho o seu blog já há algum tempo, mas nunca tinha deixado algo aqui escrito.

Já tmo remédio há mais de 10 anos e acho que vou ter que tomar pelo resto de minha vida, não que eu tenha um preconceito com os remédios, que maravilha que eles existem.
Mas a questão é que eu vivo em altos e baixos, as crises não param, principalmente quando sinto nervoso, raiva de alguém ou de algo ai fico em crise, trancada em minha casa por dias sofrendo e tomando mais remédios.
Bom, pq estou escrevendo isso, pois percebi que vc lê muito e troca muitas mensagens entre outras coisas, percebi que vc sofreu mas está bem já faz algum tempo, então gostaria que vc me responde se algumas questões que seria ótimo se eu tb pergunta-se para meu médico, mas nem isso consigo, até que eu gostaria de trocar de médico, mas me falta vontade de procurar...entre outras coisas.

Você sabe desse efeito Placebo que dizem?
A depressão e a raiva tem haver?
Depressão é o medo?
E sobre os tipos de depressão? Isso existe?
E a depressão em nós mulheres...?

Ai desculpa lhe fazer tantas perguntas, mas pelo que li nos coments vc sempre procura ajudar cada uma que te escreve!

Obrigada, obrigada.
Sony.

☆ Lu ☆ disse...

Oi Ju

Muito interessante o que você disse...Eu sempre me identifico muito com o que você escreve!

No meu caso, eu sofrí mais foi com a falta de conhecimento do meu marido...ele é uma pessoa incrível, mas hoje eu sei, que faltou conhecimento da aprte dele. Na hora das crises de pânico que eu tinha, ele ficava desesperado, até mesmo irritado, pq sempre aconteciam de madrugada...e eu acabava acordando ele, pq tinha medo de morrer e ele não perceber (olha só!) Mas aos poucos, quando eu comecei a fazer tratamento, eu fui conversando com ele e mandando emails sobre Transtorno do pânico e Depressão pós parto para ele ter conhecimento do que estava se passando, além de claro, contar pra ele sobre minhas experiências.

Mas quando vc falou do seu pai...eu me lembrei do meu rs...meu pai é lindo; sempre foi muito preocupado com a gente, atencioso sabe? Meu pai eu acho engraçado, que para algumas coisas ele é tão tradicional...mas para a minha doença ele foi o primeiro que disse: Filha, isso é "coisa" pós parto rs...
Em uma das minhas crises, eu estava lá na casa deles, em outra cidade; e quando comecei a passar mal, corrí pro meu pai. Ele, com seu jeito desesperado e exagerado de ser (Ele é Italiano, imagina!) começou a me abraçar e me chacoalhar, e dizia: Filha o papai tá aqui...papai ta aqui, mas ele estava mais nervoso do que eu! rs...
No dia seguinte, a gente ficou rindo um do outro, pq a cena foi muito engraçada....Mas depois ele ficou conversando comigo até altas horas...um fofo mesmo.
Bom, pra dizer que eu na verdade, não tive uma ajuda de alguém que me pegou pela mão e me levou ao médico;
Ju, eu sempre corrí atrás sozinha...eu tinha uma vontade IMENSA de melhorar...marcava médico, pesquisava, eu não ACEITEI a doença sabe?
Agradeço muito a Deus por isso...

Procurem alguém que vocês possam confiar pra desabafar...isso é muito importante de verdade.
E não aceitem a doença, como se já fizesse parte de vocês.
Por que não faz! :)

Um beijo a todas
E um especial para minha amiga famosa, a Júúúú!!! ehehehe

Lu

Julien disse...

Olá Sony!!!
Obrigada por deixar aqui seu depoimento!!!

Olha só, nesse livro que comentei na última postagem que fiz - Depressão: tem luz no fim do túnel. - a autora fala muito dos tipos de depressão, então estou lendo este e outras coisas mais, para ai poder fazer uma postagem sobre o assunto!!!!

Já sobre o efeito palacebo, nossa que assunto interessante, e cada vez mais vem sendo mais estudado e pesquizado...esse assunto já é a próxima postagem!!!

Já sobre a depressão e a raiva...

"A depressão pode ser ainda apenas uma capa para encobrir a hostilidade negativa. Situações de raiva e rancor, sejam por quaisquer razões, podem trazer à tona sintomas depressívos disfarçando os contéudos hostis sufocados na vida de uma pessoa. - A raiva reprimida não desaparece. - Um leigo e até profissionais experientes terão dificuldade de perceber a raiva e o ódio em outras pessoas, que a depressão encobre. A prostração e a inércia, sintomas comuns aos depreimidos, favorece a descrença de que aquela pessoa possa ter um arsenal de ressentimentos e mágoas guardados em si, inconscientemente. -
"A RAIVA EM PACIENTES DEPRESSIVOS LEVA A MAIS PROFUNDA DEPRESSÃO, EMBORA A PESSOA NÃO O ADMITA PRONTAMENTE DIANTE DE OUTROS." Frank Lake.
E para piorar a pessoa em depressão se menospreza e se deprecia, usando a raiva acumulada contra outros em ataques e crises.- Esther Carrenho.

Sony, de certa forma estou tentando, tentando te ajudar...respondendo as suas questões.
Mas, sou da mesma opinião de nossa querida amiga aqui do blog a Lu - ACHO QUE SERIA MARAVILHOSO PARA VC PROCURAR UMA PSICOTERAPIA, PROCURAR ATÉ ACHAR UM EXCELENTE TERAPEUTA, AI TENHO CERTEZA QUE AS COISAS VÃO MELHORAR, POIS ESSA PESSOA NEUTRA VAI PODER TIRAR TODAS AS SUAS QUESTÕES SOBRE A SUA DEPRE E OUTRAS QUE VC TENHA.

Fique a vontade de escrever para o blog quando quiser...sempre que eu puder vou procurar te ajudar!

Fique com Deus
Jú.

Julien disse...

Lu....amiga....como digo vc é uma grande vencedora!!!!

E o que seria de nós sem nossos hérois papais...rsrsrs!!!! Que Deus dê muita saúde e paciência para eles!!! amém...!!! rsrsrsrs

Lu, isso que vc disse é maravilhoso...- NÃO ACEITAR A DOENÇA COMO SE JÁ FOSSE PARTE DE NÓS - PQ..SIMPLESMENTE NÃO FAZ!!!!! PROCURAR AJUDA SEMPRE...SEMPRE PARA SENTIR ACADA DIA QUE PASSA UMA MELHORA A MAIS!!!

Bjos...
excelente final de semana!!!

ahhh amei...o amiga famosa...rsrsrsrsrs
fala sério!!!!????

☆ Lu ☆ disse...

Oi Ju, oi Sony!

Olha eu também dou uma força pra você Sony, procurar uma psicoterapeuta, porque no seu caso parece que há outras questões envolvidas e uma mistura de sentimentos que para você são difíceis de lidar. Na terapia ela ajudará a você descobrir o que são esses altos e baixos que te fazem sofrer; a medida que falamos sobre o problema, nós mesmas, vamos entendendo o que acontece sem que ninguém precise falar. isso é a terapia! Falar, falar e SE ouvir, muito mais do que ouvir a terapeuta o importante é você se ouvir....eu acho...!
Procure alguns grupos de auto ajuda, alguns até atendem de graça, vou deixar um link com alguns endereços, (não frequentei nenhum desses mas obtive esse link por indicação)

http://www.fenix.org.br/conteudo/grupos.htm

Um dos psiquiatras (acho que nem merece ser chamado assim) me disse: você está ainda amamentando?? Eu respondí que sim.
Ele falou "Olha, (bem impaciente)...volta pra casa...e quando você parar de amamentar você volta aqui...porque eu não posso te receitar nada"
A minha consulta demorou no máximo 2 minutos. Ele me enxotou de lá, como se eu fosse um cachorro...voltei para o carro e lá estava minha mãe com a minha filha. Minha mãe disse: E aí, conseguiu? Eu falei, não mãe; mas pelo menos tentei.
Isso se repetiu por várias e várias vezes...
Até que encontrei um ser humano de verdade que me ouviu e me ajudou.

Meu Deus...como essas criaturas podem ser chamadas de médicos???

Por isso eu repito! Procurem Indicação de alguém de confiança!!(pode ser um amigo, seu médico ginecologista,) isso é importante. Não adianta abrir o livrinho do convênio e fazer "minha mãe mandou eu escolher esse daqui."
Nossa saúde é muito importante!!!!!!

Beijocas beijocas
Lu

Julien disse...

FALANDO SOBRE O PRECONCEITO....

HOJE...OLHEM BEM HOJE....

OUVI QUE DEPRESSÃO É PARA QUEM TEM TEMPO DE SOBRA...POIS QUEM TRABALHA E É MUITO ACUPADA(O), NÃO TEM NEM TEMPO PARA SENTIR DEPRESSÃO!!!

TB DA MESMA PARTE OUVI....A SEGUINTE PERGUNTA...
PQ ELA NÃO PARA COM ESSE ASSUNTO - DEPRESSÃO??? SENDO QUE JÁ ESTÁ CURADA!!!!

O pior para mim é que essas pessoas ainda falam essas coisas para uma criança, de apenas 9 anos, que está tentando entender o que é uma depressão pós-parto!!! Mas eu Graças a Deus tive a oportunidade de conversar por mais ou menos uns 30 minutos com ela (criança).
Sem dúvida valeu a pena pois se Deus quiser ela vai crescer sem ser uma pessoa preconceituosa.
E para essas pessoas preconceituosas e sem inteligência, só deixo o meu lamento!!! É uma pena muito grande que muitas vezes os adultos não consigam passar valores de respeito, afeto, amor ao próximo,...entre tantas outras coisas boas para o hoje e para o futuro de uma criança!!!!
Deixo aqui para vcs o meu "lamento"!!!

Obrigada,
Julien.

Joana disse...

Jú,
chega a ser revoltante.
Mas não vamos perder tempo, nem dando ibope para comentários desse tipo!!!
Só desejo que essas pessoas nuncam sintam a dor de uma depressão!
bjos

☆ Lu ☆ disse...

Oi Ju

Ouví isso de uma pessoa querida, que não sabe muito bem o que eu tve depois do parto então fez o seguinte comentário: Eu não tinha tempo pra pensar em depressão. Isso é pra quem não tem o que fazer e fica pensando besteira.

Triste mas é a realidade E acho que quanto mais falarmos para as pessoas o que cada uma de nós passou depois do parto, mais esclarecidas elas estarão. Essa é mais uma de tantas missões que temos nessa vida!!!!

Beijinhos
Lu

Nani disse...

Oi Julien!
Não sei se você lembra de mim...eu falei da melancolia pós-parto e dos florais da Deusa..
Pois então, estava me sentindo melhor e comecei a relaxar, não tomava mais o floral e nem dava muita bola pra nada...
Foi quando comecei a dormir o dia todo, levava minha bebê para a minha cama e só dava de mamar quando ela acordava e ela logo dormia de novo...conseguia dormir a manhã toda e só acordar umas 11 para esperar meu marido chegar, quando ele voltava para o trabalho eu voltava para a cama e só acordava umas 15:30 para esperar ele chegar... Não percebi, mais este era o início de uma depressão! Foi ficando pior e eu tinha crises de choro...Eu achava que não tinha depressão pós parto pq gostava da minha bebê, queria ficar com ela e de preferência só com ela, meu marido e meus pais o resto do mundo podia acabar para mim que eu nem ligaria...
Um dia tive uma crise de choro e meu marido que é médico (clínico geral) disse: -Agora chega, você está precisando de remédios isso não é normal e foi correndo na farmácia comprar PROZAC para mim. No começo me senti uma mãe MUITO ruim pq nem conseguia ser feliz, sacudir a poeira e ir a luta pela minha filha. Depois marquei uma pisquiatra que me disse que eu estava com uma depressão de leve a moderada e que podia tratá-la em alguns meses com o mesmo remédio que eu já estava tomando!
Eu tinha MUITO preconceito com remédio para depressão ( eu achava que eu tinha que ser forte e pronto)e foi complicado aceitar que eu ia sim ter que tomar!
Depois de umas duas semanas de remédio comecei a me sentir BEM melhor! Eu achei que o remédio iria me trazer uma alegria falsa mas na verdade eu me senti voltando ao normal com a vontade de viver e fazer as coisas de sempre!
Uma coisa que complicou muito minha vida é que engravidei durante ( no meio) do mestrado e agora tenho que escrever e defender a minha tese, e logo que minha filha nasceu pensei: eu NUNCA vou dar conta disso!
Mas agora tudo vai se encaixando e os MOSTROS que antes eu acreditava existirem agora se tornaram todos problemas solúveis!

Já escutei até do meu orientador que no tempo da Vó dele ela criou 12 e não tinha tempo para ter depressão pós parto e também já ouvi muitos: -Como assim você não está no momento mais lindo e feliz da sua vida? Coisas que só fazem a gente se sentir pior!

Mas bola pra frente! Gente chata tem pra toda e qualquer situação!
Espero ficar 100% logo logo, viver minha vida e ver minha pimpolha crescer com uma mãe feliz e cheia de satisfação!

Mil Beijos! Tudo de bom!
Nani

P.S.:Eu tb queria a Link do programa!
A BAND não colocou lá nos vídeos!

☆ Lu ☆ disse...

Nossa Nani
Que bonito seu depoimento.

Eu não acho tão anormal você dormir tanto no começo, porque tudo é tão cansativo...sono atrasado e acho que quando estamos dormindo na verdade não estamos porque nossa antena fica ligada a qualquer barulho do bebê. E assim não descansamos bem.
Depois de UM ANO E MEIO essa semana eu comecei a dormir melhor vc acredita???? Eu tenho dificuldade pra dormir até hoje por causa da depressão e das crises de pânico que eu tinha, sempre á noite.

Mas escutar esse tipo de coisa que estamos comentando aqui; é lamentável.
Lamentável que exista tanta ignorância e que a mídia não aborde esse assunto o quanto deveria. Muitas mães fica doentes, cronicamente por falta de tratamento e falta de conhecimento da família.

Vamos mudar isso né??

Beijos a todas
Lu

Julien disse...

Olá Nani!!!!

Como vai a sua bebê??? Com quanto tempo ela está???

É incrível como o nosso corpo começa a nos dar certas dicas que as coisas não estão lá muito bem e sei bem que demoramos para perceber!!!
Comigo foi mais ou menos assim tb, quando tive a minha pior crise de choro...choro de desespero e que realmente precisava de ajuda urgentemente.
Que maravilha que no seu marido sempre está ao seu lado para te ajudar!!!

Eu tb sentia um certo preconceito com os remédios, mas hoje agradeço que eles existem.
Estava até conversando com duas amigas do trabalho, sobre esse efeito que vc citou; uma me perguntou...é verdade que com os remédios vemos td "blue"?
Na verdade começamos a voltar a ser quem sempre fomos...como os nossos hormónios vão voltando ao normal tb vamos voltando ao normal e aos poucos começamos a sentir o que sentíamos antes!! SER NÓS MESMAS!!!!!!
Essa questão de nós mulheres - que temos que ser forte e pronto, pode até estar dentro de nós e por um lado isso é bom!!! Mas, infelizmente tem coisas que não conseguimos controlar, como a questão da depressão, não dá para escolher se queremos ficar doente ou não...e se pudéssemos escolher com certeza escolheriamos o NÃO...
Como diz a meu marido, seu motor está com problema vamos consertá-lo.

E graças a Deus temos os remédios, o amor das pessoas que amamos e a benção de Deus.

E sempre saímos da depressão pessoas melhores.

Hoje o que mais me encomoda nas pessoas é o preconceito, pois senti e não dá para acreditar, mas sinto isso até hoje!!!!

Costumo a dizer que na hora da dor é difícil ver o lado bom da Depre, mas depois acabamos sentindo e vivendo isso....td tem um pq!!!

Querida Nani, te desejo td de muito muito bom mesmo!!!
Bjos para sua bebê!!!
Td de bom para vcs!!!

Deus abençõe vcs...hoje e sempre!!!

ahhh, sobre o vídeo nem acredito que a Band não colocou no ar, já até pedi mais nada...
estou com o dvd do programa, levei para tirar várais cópias, pois tem muita gente querendo...graças a Deus o programa foi muito bom, assim que pegar vou tentar abaixar no meu micro e fazer um link com o programa!!!

bjos
qualquer coisa não se estqueça que estamos aqui!!!!

Nani disse...

Oi Lú e Jú!

Lú brigada pela resposa! Tomara mesmo que este assunto seja mais abordado e assim dimunia o preconceito!

Jú! Que IMPORTANTE a informação que vc deixou lá no meu blog!!!
Eu nem comentei que tava tomando plasil com a minha psciquiatra pq na época que fui já tinha parado de tomar...Mas agora pensando tem TUDO a ver, pq foi quando a Lê tava com uns 2 meses e meio mais ou menos que eu comecei a tomar e tomava 3 vezes ao dia! Quando comecei com os sintomas de depressão tb tinha muita tontura e o meu marido falou que eu podia estar intoxicada de plasil e eu parei de tomar...a Lê já estava com 4 meses e logo depois comecei o tratamento para depressão!

Hoje ela toma mais NAN do que peito pq meu leite fui dimunuindo mesmo...
Assim que meu marido chegou em casa falei para ele! E ele foi conferir um sites de medicina e tava lá!! Plasil é desrrecomendado pra aumentar o leite justamente pq pode favorecer e muito a depressão pós-parto!
Você nem sabe! Ele é médico de posto de saúde e receitava plasil para várias pacientes para aumetar a produção de leite (ele aprendeu isso na faculdade)!
Agora ele não vai mais!
Já pensou quanta gente você ajudou por tabela com essa informação!
Isso precisava ser mais divugado pq é um remédio vendido sem receita e têm muita mamãe q toma mesmo sem prescrição médica!

Beijos Grande!
Nani

Anônimo disse...

meu Deus esse lance do Plasil é muito importante!!!
Jú, faça uma postagem sobre o assunto, fico imaginando quantas mamães estão tomando!

Jú, pq vc tomou???
quem te receitou???

bjo
Ana

☆ Lu ☆ disse...

Nossa meninas...
Fiquei boba com o assunto!!!!

Acho que junta a fome com a vontade de comer:
Já estamos sensíveis e cansadas. E totalmente bagunçadas! Aí tomamos o plasil e sentimos uma moleza, uma falta de vontade, sono e mais sono...em vez de termos mais disposição para enfrentar o cansaço e as dificuldades, o plasil acaba tirando todo o restinho de força que tínhamos...
rsr....será que eu viajei nessa minha idéia???? eheheh....
Mas o assunto é bem interessante.
Queremos saber mais sobre isto!!!

Beijinhos
Lu

Julien disse...

Mulheres-mães,

Então quem me receitou o plasil foi o pediatra da Gi...adoro ele, ele é muito, muito bom...
mas tb deve desconhecer esses efeitos que o plasil dá em nós mamães.

Eu comecei a tomar pelo mesmo motivo da Nani, para o leite descer...nossa lembro que queria amamentar tanto que tomava mais que podia...loucura!!!

E quando fui para a psiquiatra ela me disse que so a questão de eu parar de tomar eu já ia sentir uma melhora na depressão!!!!

Com certeza vou postar sobre o assunto!!!!

bjos
bom final de semana!!!
divirtam-se muito com os babies!!!!!!!!!

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog