quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Como as mamães se sentem


O périodo pós-parto traz uma série de sintomas físicos, como alterações de peso e apetite, fadiga, insônia, dor no corpo...que tb são caractéristicas da depressão pós-parto. Mas a depressão está em primeiro relacionada aos sentimentos: como vc se sente em relação a si mesma, a sua situação, às pessoas à sua volta, a sua própria vida e sem dizer que a tristeza e o baixo-astral são os sentimentos mais constantes e evidentes.

Para essa postagem selecionei algumas frases de como as mães descrevem a depressão:

"Tudo era um grande esforço, um martírio , até levantar e me mexer."

"Nada parecia valer a pena. Eu pensava: para que me preocupar?, nada mudará."

"Era um esforço fazer até o básico, quanto mais brincar com ela."

"Eu me sentia muito frustrada por ficar enfurnada em casa o tempo todo."

"Por que ninguém me disse que seria assim; eu não fazia a menor idéia!"

"É como se eu quisesse devolvê-la e recomeçar quando estivesse mais preparada. Depois que o bebê está aqui, não tem mais retorno. Eu me sentia muito irritada por estar numa prisão como essa."

"Eu sentia que tudo seria melhor para ela se tivesse outra mãe."

"Eu não estava cuidando dela tão bem quanto deveria e me sentia culpada."

"Escondi minha depressão o máximo possível, pois sentia muita culpa por não estar conseguindo aguentar a nova vida e as novas responsabilidades."

"Eu olhava à minha volta e via outras mães muito melhores do que eu, amando seus bebês e sentindo-se contentes por estarem com eles." 

Confesso, que acabo me encontrando em algumas frases, emails e depoimentos...por mais diferente que nós mães e seres humanos somos, de certa forma temos semelhantes angústias, sentimentos, dores, desejos, medos...e nada como acreditar, mas acreditar mesmo de coração, alma, corpo, mente...que para tudo se tem uma "fórmula"...basta querer, procurar e fazer.

Fiquem com Deus!
Beijos
Jú.

"A cura irá acontecer. Você irá ver. Irá entender. E ficará mais sábio. Então haverá paz." Brian Weiss

4 comentários:

Anônimo disse...

AMADA IRMÃ,
AMO TANTO TANTO TANTO VOCÊ E MINHA AFILHADA LINDA QUE AS VEZES ME PERGUNTO SE DEVO MESMO SER MÃE. TENHO MEDO DESSE AMOR, TENHO MEDO DE NUNCA MAIS DORMIR, TENHO MEDO QUE QUALQUER COISA ACONTEÇA AOS QUE AMO, MEU CORAÇÃO CHEGA A BATER MAIS RÁPIDO QUANDO PENSO NISSO.
COMO PODE EXISTIR UM AMOR TÃO GRANDE ASSIM ENTRE IRMÃS, ASSIM COMO O MEU POR VC???
PARABENS PELOS TEXTOS, PARABENS PELO BLOG.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS.
BJS
JANA

Julien disse...

Oi Jana!!!
É irmã te digo que alguns amores chegam a doer e como diz minha amiga Faby..."Ser mãe é sentir o seu coração fora do corpo."...E eu digo que a melhor "loucura" que já fiz em minha vida é a MARAVILHOSA loucura de ser mãe!!!
Irmã, amo...amo vc!!! Obrigada por ser essa irmã tão especial!!! Obrigada por sempre estar ao meu lado!!! Agradeço a Deus por vc existir e o melhor de tudo ser a minha AMIGA!!!
E se Deus quiser um dia vc vai ser mãe e vai sentir na pele a maravilha que é esse sentimento!!!
Eu quero mais afilhados e a Gigi quer mais primos...rsrsrs!!!!
Que Deus abençõe hoje e sempre a todos nós!!!
Bjs
de nós que te amamos muito
Jú e Gi

☆ Lu ☆ disse...

Oi Julien!
Depois de uma semana longe da net...estava viajando...estava lendo esse texto que vc postou...Fortes essas frases não??? Mas é assim mesmo que acontece, ninguém consegue entender até passar por uma coisa assim; sabe porque??? Por que ser MÃE...é algo SINGULAR...sublime...por isso a gente fica mesmo meio doidinha no começo...e pra SEMPRE! Doida de amor, de proteção, de ORGULHO!

Agora chega o fim do ano e a gente tem que se cuidar bastante, pq nessa época ficamos mais fragilizadas e agitadas pela correria.
Mas tudo ficará bem; chagará o Natal...e o Ano Novo..e nossas filhinhas estrão conosco, rindo, curtindo toda a magia dessas lindas festas de fim de ano! Quero levar a minha pequena para ver a rua aqui em SP, em Moema, que fica toda enfeitada!! Ela vai ficar maluquinha!!!!
Um beijo e boa semana!
Lu

Julien disse...

Oi Lu!!!!

Realmente passamos por certos sentimentos que muitas vezes não sabemos o pq, e na depressão pós-parto, digo, que nós mulheres ficamos por um tempo fora do ar...pois quando vem a cura temos a certeza de que não erámos nós. E depois de tanto sofrimento tornamo-nos pessoas melhores.

A sensação que tenho hoje de ser mãe é tão maravilhosa que chega a ser difícil colocar em palavras! Hoje posso dizer com toda a certeza que Graças a Deus me sinto uma mulher completa!!

A Gi está curtindo super o Natal...tudo é Noel...rsrsrssr!!!!

Bj
fiquem com Deus

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog