segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Problemas de adaptação

Como pode as vezes nos sentirmos tão perdidos, sem saber o que fazer e por muitas vezes entrando em pânico.

Havia uma época em que as mulheres se casavam jovens, não trabalhavam fora de casa depois do casamento e os filhos vinham depressa. Hoje, a tendência é casar-se mais tarde, depois de ter aproveitado bastante a vida de solteiro e, em muitos casos, estabelecido uma carreira. Mesmo após o casamento, muitas mulheres tendem a esperar até se estabelecer financeiramente para construir uma família. 
Houve um aumento no número de mulheres tendo filhos entre 30 e 40 anos, e uma diminuição no grupo de 20 a 25 anos.
Essa tendência é significativa em qualquer discussão sobre depressão pós-parto, pois influencia na forma como a mulher irá lidar com a grande mudança de vida que é a maternidade. Por volta dos 30 anos, costumamos controlar nossa própria vida. Então, aparece o bebê e, por mais organizada que possa ser a mamãe, é difícil manter esse controle. A realidade da vida com o bebê pode desiquilibrar completamente os pais.
As coisas não serão mais as mesmas, e por que deveriam?
E assim queridas mamães, em muitos aspectos, a depressão pós-parto pode ser um lamento pelo que foi perdido, ainda mais se encontramos dificuldades em nos adaptar como mães.

Eu me lembro de quando a Gi dormia eu ficava minutos e mais minutos olhando pela janela, vendo as pessoas irem na padaria, uma cena tão simples, mas isso me trazia uma preocupação enorme, pois eu pensava que nunca mais poderia ser livre como aquelas pessoas, me sentindo tão diferente delas. 

Tornar-se pais muda o eu mais íntimo das pessoas, assim nos sentimos em um grande desafio, criando condições para a depressão pós-parto. 
A maternidade molda nossas esperanças e sonhos para o futuro; muda nossas idéias sobre o que é mais importante nessa nova fase de nossas vidas e coloca nossa vida emocional de cabeça para baixo.
Embora a maternidade nos traga algo estranho, novo e vulnerável, ao nos adaptarmos com toda a nova situação e a cada dia irmos conhecendo o nosso bebê, vamos aos poucos nos tornando mães por completo.

Queridas mamães, obrigada pelos comentários e emails, vcs sem dúvida fazem o blog ficar cada vez melhor!!!


"O amor é a derradeira resposta que vc pode criar e manter dentro de seu ser. Apenas ame. E vc estará começando a tocar Deus em seu íntimo. Sinta-se amando. Manifeste o seu amor. O amor dissolve o medo." Brian Weiss

0 comentários:

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog