domingo, 8 de novembro de 2009

Tipos de parto

Conversando com algumas mães, que passaram pela depressão pós parto, outras que sentiram nas 4, 5 primeiras semanas aquela tristeza tão profunda mas que felizmente não entraram em depressão e outras que desde o ínicio ficaram numa boa; começamos a nós perguntar se os diferentes tipos de parto nós levavam com mais facilidade para a depressão.
Algumas de nós tiveram parto normal e outras cesárea, assim levantamos a questão: Será que o parto normal por produzir uma quantidade enorme de hormônios nas contrações apresentava uma maior probabilidade da mãe ter depressão? Eu mesma respondi que iria perguntar para a minha psiquiatra.

Ela me disse que é o contrário, ou seja as mães que tem cesária apresentam maior probabilidade de ter depressão pós-parto. Por que?
O parto normal por ser mais parecido com o fisiológico (parto natural) tem vantagens sobre a cesariana. O corpo da mulher foi preparado para isso, a recuperação é muito mais rápida, há menor chance de hematomas ou infecções, menor risco de complicações para a mãe. Já o parto cesárea é cirurgico. E a mãe deixa de ser uma parturiente para ser uma paciente cirúrgica. Em muitos casos as cesáreas são marcadas conforme a facilidades do médico e pais, sendo assim o bebê muitas vezes é tirado da barriga da mãe antes mesmo de sua hora. 
Sabemos que a placenta apresenta hormônios do bem estar e quando ela é tirada de nosso organismo perdemos toda aquela sensação que tinhamos na gravidez. Assim, no inconsciente, o parto é vivido como uma grande perda para a mãe, muito mais do que o nascimento de um filho. Ao longo dos meses de gestação ele foi sentido como apenas seu, como parte integrante de si mesma e, bruscamente torna-se um ser diferenciado, com vida própria. 
Sendo assim nós mães ficamos num estado de total confusão, como se tivessem arrancado algo muito valioso ou como se tivesse perdido partes importantes de si mesma .

Queridas mães, espero de alguma forma ter respondido a questão que abrimos em nossas conversas. Muito obrigada por estarmos juntas.

"As mulheres que concebem e amamentam apresentam uma espécie de rejuvenescimento em todo o organismo, acompanhado de um caráter mais forte, mais resistente à dor, com refinamento de todas as qualidades mais belas da alma feminina: a bondade, a ternura, a resignação, o espírito de sacrifício e a abnegação." Pinard

7 comentários:

Sergio Katko disse...

Minha querida e amada companheira ,

Parabens pela iniciativa , pela criatividade e pela excelenta intenção em ajudar o próximo , amenizando assim o sofrimento de pessoas que possuem , possuiram ou venha a possuir esse problema por nós vivido !!!!
Saiba que estou extremamente feliz em saber que você está praticamente recuperada , que voltou a sentir prazer pela vida , que voltou a curtir determinadas coisas antes colocadas de lado e quem em breve terá forças para cumprir outras etapas , sensações , etc.. deixadas de lado momentaneamente !!!!
Continue com essa força , dedicação , alegria , que servirá de base solida para a sua recuperação final !!!!!

Muitos beijos e abraços de quem muito te ama e admira ,

Sergio / Anna / Giovanna

Renata Vilas Boas disse...

Oi Julien!
Estou gravida de 31 semanas do meu primeiro filho, quase entrando na reta final da gestação, por isso comecei a me preocupar com o que vai acontecer comigo depois do parto, sinto medo de ter depressão, gostaria que já tivesse algo pra fazer antes do meu filho nascer para evitar esse sofrimento, penso em procurar algum tratamento homeopatico para fortalecer meu emocional, afinal serão muuitas emoções daqui pra frente.

Parabéns pelo Blog!

Bjão
Renata

Julien disse...

Olá Renata! Obrigada pelo comentário!

É sem dúvida serão muitas emoções!
Me recordo do meu marido dizendo para a minha psiquiatra, que eu tinha me preparado muito para a gravidez e não para a maternidade. E concordo com ele, durante minha gravidez li alguns livros sobre o desenvolvimento do bebê na barriga, e outras coisas nesse sentido, mas engraçado que nenhum momento me preocupei com o depois.
Eu aqui poderia lhe dizer para curtir muito, mas muito mesmo a sua gravidez, pois sem dúvida é um momento único em nossas vidas, mas pq não se preocupar com o depois e com as facilidades de hoje em dia podemos fazer os dois!
Como disse em outras postagens quanto mais informação melhor. Acredito que o primeiro passo seja conversar com a sua médica e esclarecer suas dúvidas.
Sobre a questão da homeopatia, pelo que sei, essa terapia sempre enfatizou igualmente o lado físico e o emocional e alguns estudos mostram que a homeopatia pode ajudar em diferentes e diversos sintomas e eu acho que vale a pena tentar.
Parabéns pela gravidez!!
Fiquem com Deus!

Bjs
Jú.

☆ Lu ☆ disse...

Olá!!
Fiquei sabendo do blog pelo site do GAMA.
Parabéns, esta tudo muito lindo e bem feito.

Gostaria de deixar meu depoimento...
Luciana, 24 anos, MUITO bem casada, mãe de uma fofa! Minha filha tem 1 ano. Ela me ajudou a vencer a depressão por parto.

Sentia uma força incrível, quando ela estava em meus braços. Uma força maior ainda, enquanto ela mamava...

Eu não sentí nunca, nenhum tipo de rejeição quanto a minha filha, (porque isso pode acontecer tbm em alguns casos.)nem insegurança quanto a maternidade. Sabia que era capaz de fazer TUDO o que fosse preciso por ela. Minha filha foi DESEJADA.

O que aconteceu comigo, foi que eu tinha medo.
Medo de MORRER.
Então passava o dia inteiro pensando que ia morrer, morrer, morrer...passei a ter crises terríveis de pânico. Minha pressão subia e eu sentia vontade de sair correndo. Sentia dores do corpo, principalmente nos ombros, acho que por causa da tensão. E nos piores momentos, tinha a CERTEZA que iria morrer. Rezava muito, e pedia muito a Deus, que me permitisse cuidar da minha filha.
As crises aconteciam mais de madrugada. Muitas vezes saíamos correndo para o pronto socorro e pra variar...ninguém dava nenhum tipo de orientação.
Não conseguía dormir, meu coração disparava. Achava que NUNCA iria voltar a ser a mesma de antes, alegre e feliz...
Então passei a colocar minha filha para dormir comigo (e meu marido apoiava muito!) pois me sentia SEGURA com ela perto de mim. Eu dava a mão para ela e conseguia dormir sem medos...nem preocupaçãoes. Ela que cuidava de mim...rsrsrs

Legal, é que eu nunca tive vergonha de falar para as pessoas a minha volta e pedia ajuda sim. Sabia que havia algo errado comigo.

Deixei minha carreira profissional para cuidar da minha querida...e me sinto FELIZ por ter feita essa escolha. Quando ela estiver maiorzinha, uns dois aninhos, pretendo voltar com muita força. Enquanto isso, estudo muito, leio muito, estou terminando meus cursos de italiano e inglês em casa. On line.

A oração e a fé, me ajudaram a dar os primeiros passos em busca da minha cura. Depois de alguns tratamentos homeopáticos, sem sucesso, acertei na médica e ela acertou na medicação. Um remédio seguro na amamentação e para mim, sem nenhum efeito colateral.
Não tenho mais crises, pude entender o que acontecia comigo, me conhecer um pouquinho mais.

(vale a pena deixar os dados e site:
Dra Graziela Moreto - Médica da família.
Site: www.sobramfa.com.br
Sociedade Brasileira de medicina da família.)

Devemos estar sempre em alerta, para o que sentimos,e não ter vergonha de pedir ajuda.

Amamento até hoje;tenho MUITO leite... :)
minha filha é muito feliz, segura e saudável.
E eu também, por ter conseguido vencer essa fase da minha vida.
Desejo a todas felicidades e parabéns pela iniciativa do blog. Estarei sempre por aqui!!
Qualquer coisa, vcs podem me mandar um email!

É possível SIM, vencer a depressão pos parto.

Beijos a todas as mamães.
Lu

☆ Lu ☆ disse...

Ah! esquecí de dizer que o meu parto foi normal...
Mas foi um pouco traumático...não sei acho que pode influenciar sim na depressão pos parto, mas principalemente, a sensibilidade da mulher nos primeiros momentos, e como lidamos com situações difíceis e se estamos preparadas para tais reações do nosso organismo.
Beijos Lu.

Julien disse...

Oi Lu!
Em primeiro lugar quero lhe agradecer pelo seu depoimento e comentários!!

Realmente esse medo de morrer infelizmente tb me deixava fora de mim, acredito que a dor física e emocional era tanta que parecia realmente que eu iria morrer.
Eu tb sentia muita dor no corpo, principalmente nas minhas articulações, uma dor que só passou com medicação, sendo que essas dores fazem parte do quadro de depressão.

Complicações na gravidez, no parto e no período imediatamente pós-parto-As chances de depressão pós-parto aumentam.
Um estudo realizado no Reino Unido sobre mães deprimidas descobriu que 55 por cento delas tinham passado por algum problema na hora do parto.

Realmente Lu, a nossa sensibilidade nos primeiros dias e nas primeiras situações que envolvem o nosso bebê são tão novas e muitas vezes inesperadas, que acabamos encontrando dificuldade emocional para lhe dar com tamanhas novidades. E todo esse começo coincide com o período de pico para o baby blues (ocorre nas duas primeiras semanas após o nascimento, os sintomas incluem baixo-astral, cansaço, dificuldades para dormir, ansiedade; sendo o principal sintoma: acesso de choro.) é quando o cansaço tb está começando a se mostrar. É possível que essa combinação leve nós mamães a desenvolver a depressão.

Lu, obrigada tb por colocar o seu e-mail na disposição de nós mães!
Parabéns pela sua filha!!
Te desejo tudo de muito bom nessa caminhada da maternidade, que ela acontece cheia de boas surpresas!
Fiquem com Deus!
Bjs
Jú.
E por favor...esteja sempre por aqui!!

☆ Lu ☆ disse...

Que linda! Obrigada pelas palavras...
Quem precisar, pode me mandar emails sim, terei o maior prazer em responder.
E ja coloquei o blog aqui nos meus favoritos: aqueles que acesso todos os dias!

Eu desejo muito a todas as mamães desse blog que encontrem seu caminho, uma solução...e que acreditem: TUDO FICARÀ BEM! Leia, pesquise, converse, REZE! Tenha confiança que você é capaz de superar essa dificuldade...afinal você é MÃE! E nos momentos mais difíceis...se abandone nos braços de DEUS...ele saberá o que fazer!!

Seja feliz e não esqueça de se cuidar tbm!!!

Ju, estarei sempre por aqui, e qualquer coisa, me escreva!!!
Bom fim de semana!!

Beijos Lu

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog