sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Tratamentos

É muito interessante ver os diferentes tratamentos para uma depressão, no caso aqui sendo ela uma depressão pós-parto. Lendo, pesquisando, recebendo emails...pude ver que mães com problemas tão similares chegaram a tão bem vinda cura através de diferentes tratamentos. Vou tentar nessa postagem colocar algumas informações importantes, sendo que é um tópico para algumas postagens.

Os tratamentos convencionais contra a depressão pós-parto são os mesmos oferecidos para a depressão em geral: medicamentos antidepressivos e/ou alguma forma de terapia. Uma abordagem alternativa para o problema é escolher uma das muitas terapias complementares que podem alcançar bons resultados no combate à depressão.
O que tb tem um papel significativo na depressão são as circunstâncias individuais e personalidade, por esse motivo, houve um reconhecimento cada vez maior do fato de que, enquanto os remédios costumam ser necessários para a obtenção de resultados rápidos, para muitas pessoas eles apenas afastam os sintomas do problema: podem ajudar a superar a depressão, mas é provável que essa depressão volte uma vez que a medicação tenha sido completada, pois os motivos que a desencadearam continuam no mesmo lugar.
Nisso a depressão pós-parto não é diferente da depressão em geral. Os antidepressivos podem ajudar a superar a falta de motivação e o desespero que impedem que muitas mães procurem melhorar. Mas, depois disso, a necessidade real de reavaliar o papel da mulher como mãe. 
A psicoterapia é um tratamento a longo prazo, mas tem como objetivo chegar a raiz do problema e diminui a probabilidade da depressão ocorrer em uma outra gravidez.
Um número cada vez maior de estudos mostra que a psicoterapia é em muitos casos, tudo que uma mulher precisa para conseguir sair da depressão e, em casos graves , combina-lá com medicamentos costume ter um grande efeito.

No meu caso como já mencionei, precisei entrar com medicamentos fortes, pois já havia algum tempo que estava com a depressão e ela infelizmente estava bem forte. E como no começo do diagnóstico eu me culpava muito por me sentir daquele jeito, fiz algumas sessões de terapia com a minha psquiatra, pois precisava tirar de dentro de mim a sensação horrível de me sentir tão culpada por não conseguir ser uma "boa" mãe. E digo que depois que aceitei que estava doente tudo ficou mais fácil e rapidamente os remédios começaram a dar resultado!!!

Em algumas postagens que vem por ai vou estar falando de diferentes tratamentos, sendo eles através de: homeopatia, aromaterapia, massagem, ioga, óleos essencias e florais de bach.



Bjs
Fiquem com Deus



Mãe,
Você é fonte de luz,
Você tem o dom do amor.

5 comentários:

Nani disse...

Lu, obrigada pelas boas vindas!!
Julien,
Meu marido é medico (clinico geral, atende em posto de saúde). Conversando com ele sobre a depre pós-parto ele me disse que já diagnosticou em algumas pacientes dele e que nestes casos ele pode pedir para suspender o aleitamento materno e iniciar mamadeira...pq segundo ele dar o peito pode contribuir para piorar a depressão, principalmente em casos em que a amamentação é um pouco difícil.
Já tinhas ouvido ou lido sobre isso??

Beijinhos!
Tudo de Bom!
Nani

Julien disse...

Olá Nani!
Eu mesma tive que parar de amamentar, pq o remédio iria facilmente para o leite assim indo para a minha bebê. Sofri muito no começo, pois Graças a Deus eu tinha muito leite...mas tive que de alguma forma ser forte em mais essa fase. A minha amamentação foi fácil a Gi na própria sala de parto começou a mamar sem dificuldades e o leite veio na hora, mas olha como as coisas são, quando eu estava muito mal, muito triste...o leite demorava para descer e com isso eu ficava ainda mais nervosa e triste...então quando a minha médica pedio para parar com a amamentação por um lado até achei melhor. Então por experiência própria e pela que a minha médica me disse te digo que seu marido tem razão.
Eu e a Lú até trocamos alguns comentários sobre isso na postagem Tornar-se Mãe, de uma olhadinha!!

Bjs...
td de bom para vcs tb!!!!
Jú.

Obrigada pelo comentário.

☆ Lu ☆ disse...

Nani! Ju!

Olha, como vc mesma disse, estamos aqui para acrescentar uma á outra!!

Para mim, foi justamente o contrário; quando começavam as crises de pânico, medos...enfim...eu amamentava e sentia naquele momento que NADA poderia acontecer.
Pra mim, esta sendo muito defícil pensar na possibilidade de não amamentar mais, sendo que a Lorena esta com um ano e tres ja. Eu amo esse momento sabe?
Talvez porque a maneira que a depressão se manifestou em mim, tenha sido diferente de como foi com vcs.

O fundamental é vcs terem certeza de que TUDO que vcs fizeram e fazem é para o bem dos bbs!
Minha irmã tbm teve que parar de amamentar no 6 mês por causa de antibiótico. E o Rafa pegou logo a mamadeira e ficou tudo bem.
è isso que importa; ficar tudo bem.
Claro que o marido da Nani como médico, tem sua opnião, estudos e formação; mas ninguém como a própria mulher e mãe, para saber como ela se sente melhor não é???
Minha experiência com a amamentação foi a melhor...ja com o parto normal, não foi bem assim; e tem várias mulheres que dizem que nem dores sentiu no parto! veja só!
Viva as diferenças então né!!!!

Um beijo
Lu

Julien disse...

Oi Lu!!
É isso ai como sempre digo é muito bom podermos ajudar as outras mamães com nossas próprias experiências!!!!
Imagino como deve estar sendo difícil para vc pensar na possibilidade de parar de amamentar, quando eu amamentava tb me sentia muito bem, sendo um momento só da mãe com o bebê!!! Tenho uma amiga, a Dani, que sempre me disse que para ela o melhor da maternidade é a amamentação. Já para mim, mesmo sentindo muito prazer com a amamentação, não tem nada igual a experiência do parto normal!!! Que divino e abençoado momento que Deus nos deu de presente!!!

Fiquem com Deus
Beijos
Julien.

☆ Lu ☆ disse...

Engraçado né Ju...
É um carinho de Deus mesmo conosco; pois ele nos conhece inteiramente e sabe o que é melhor para cada uma de nós. E mais: quer ensinar lições diferentes para cada uma, para podermos fazer isso; COMPARTILHAR.

Beijinhos...
Lu!

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog