segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Amamentação e depressão pós-parto


Queridas mamães e familiares,

A questão da amamentação com a depressão pós-parto foi aberta por uma de nossas mães, respondi o comentário com o que tinha acorrido comigo, mas sabemos que cada caso é um caso; então fui pesquisar sobre e percebi que a amamentação faz bem, muito bem para algumas mães que se encontram deprimidas, pois é nesse momento que conseguem de certa forma estabelecer um vínculo com o seu bebê.
Também temos mães que felizmente mesmo medicadas conseguem amamentar, temos como exemplo outra mãe aqui em nosso blog, que inclusivo nos prestigiou com um lindo depoimento.
Eu tive a felicidade de amamentar a minha princesa por 5 meses, assim que comecei o tratamento tive que parar com a amamentação, mas felizmente ela pegou a mamdeira com facilidade e acredito eu que tenha sido melhor para nós duas! Pois, quando eu me sentia muito triste tb sentia certa dificuldade em amamentar, pois o meu leite demorava para descer e com isso eu ficava ainda mais triste e nervosa, então isso é um dos motivos com que achei melhor parar com a amamentação e como diz a minha médica: "Mais vale vc dar para a Gi uma mamadeira feliz do que o peito chorando."
E também pude encontrar em minhas pesquisas que algumas mães desenvolveram a depressão após terem suspendido a amamentação.

Já para a bióloga Márcia Nunes de Oliveira, de 36 anos, a amamentação foi a melhor arma para vencer as crises de choro no pós-parto. "Não conseguia amamentar o Lucas, porque o bico do seio rachou e doía. Eu só pensava: Por que dizem que é bom ser mãe?. Você não dorme, mal consegue se alimentar, a criança chora. O apoio da família foi fundamental para ela superar a depressão. Minha mãe ligou para o obstetra e me levou à força lá. Aí que vi que precisava de ajuda. A bióloga procurou, então, um especialista em amamentação *, o que contribuiu para criar um vínculo entre ela e o filho, hoje com 2 anos. Mas demorou. Foi mais de um ano com crises de choro."

A bióloga Márcia Nunes de Oliveira, que teve depressão pós-parto, dá suas dicas preciosas:
-Não se compare com outras mães.
-Não se sinta culpada se tiver um acesso de raiva.
-Não tente fingir alegria ou interesse.
-Admita que você tem um problema e procure ajuda. Se seu filho tiver um pai presente, por exemplo, trate de explicar logo a ele seus sentimentos. Você pode procurar também gente da família, seu médico, um psicólogo ou grupos de apoio.
-Lembre-se sempre: você não é a única a ter depressão pós-parto. Experimente contar a outras mães seus sentimentos e você verá que eles são bem mais comuns do que imagina.
-Saiba que nem toda mulher ama incondicionalmente seu filho assim que ele nasce. O amor surge no dia-a-dia.

E  no livro da Brooke Shields,
Parentes, amigos e o marido perceberam que Brooke não estava nada bem. Por isso, começaram a querer afastá-la do bebê, aconselhando-a a parar de amamentar e dedicar um tempo para si. Mas, curiosamente, tudo o que ela não queria era deixar a amamentação de lado, pois sentia que essa era a sua única chance de manter contato com a filha e conseguir ser feliz com a nova vida.


Queridas, espero ter esclarecido um pouco das dúvidas de vcs sobre a amamentação na depressão pós-parto. Tb pude esclarecer algumas dúvidas que eu tinha. Como digo, essa troca que fazemos aqui tem me ajudado muito! Obrigada por fazerem esse blog ficar melhor a cada dia!

"Ninguém estará perdido se der amor e as vezes receber amor em troca."

2 comentários:

☆ Lu ☆ disse...

JU!!

Sim, eu tbm me sentia como a Brooke Shields...E uma coisa tbm importante e que eu tinha muito medo: Pensava; sera que eu estou passando para a minha filha todo esse medo e essa tensão que eu sinto?? Aí sim, eu me culpava e eu ficava balançada, quanto a amamentar...a medida que eu via ela crescendo feliz e segura eu ia tendo a certeza que não. Que no momento da amamentação eu deixava tudo aquilo pra tras...o medo ia embora e eu, naquele momento, voltava a ser quem eu era.
E até hoje, tenho muita dificuldade para dormir sabe...mas quando estou amamentando, a tarde por exemplo e ela vai dormir, aproveito para relaxar tbm e tirar uma sonequinha com ela (só as vezes, porque vida de dona de casa não tem moleza tbm!!!!! rsrsrs)
Temos que saber converter as situações ruins a nosso favor..mas isso se dá aos poucos quando vamos aprendendo tbm a nos conhecer.


Ju, eu queria deixar aqui um site tão bacana...
Sabe eu AMO artes, artesanato, dança... bom, eu sou uma curiosa!
E estou apaixonada pelo PATCHWORK, vc ja ouviu falar??? Bom, não é muito fácil, mas com tempo a gente vai aprimorando.

Tem vários bolgs e sites, mas esse eu achei bem completo e fácil

http://www.fazfacil.com.br/artesanato/patchwork_2.html


E esse blog fofo

http://minhacasameumundo.blogspot.com/search/label/aplica%C3%A7%C3%A3o


O artesanato tbm pode ser usado como uma terapia, um momento de lazer...algo que a gente possa dedicar a nós mesmas....um tempo para pensar em NADA!! rsrss isso as vezes é bom.

Tomara que gostem!!
Beijinhos
Lu

Julien disse...

Oi Lu,
É isso ai gostei..."Temos que saber converter as situações ruins a nosso favor...mas isso se dá aos poucos...quando vamos aprendendo a nos conhecer!!"

Obrigada por colocar aqui as dicas de artesanato, gosto muito do patchwork, pena que não levo muito jeito...rsrs

Bjs
fiquem com Deus

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog