quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cuidando de você

No sofrimento da depressão, sentimos que não há nada de bom no mundo, sendo esse um sentimento que acaba nos deixando sem motivação para procurar algo agradável.
Sei e como sei que quando estamos nessa fase aguda, significativa, importante...não conseguimos de nenhuma forma ter pensamentos positivos, assim ficamos mais propensas a nos encarar como um fracasso e nos rotular como "péssima mãe", "incapaz de realizar a mais simples das tarefas", e assim por diante.
Como esse tipo de pensamento tem um efeito poderoso para consolidar a depressão, é necessário transformar esse maneira negativa de pensar em algo positivo. É exatamente esse o objetivo do psicoterapeuta, mas existem muitos passos de auto-ajuda que podem ser colocados em ação durante o tratamento.
Mamães, mulheres...sabemos o quanto é difícil nos auto-ajudar, mas como já escrevi...

"TENTAR ALGUMA COISA É CENTENAS DE VEZES MELHOR DO QUE NÃO FAZER NADA ."

Vamos nos ajudar a pensar de forma positiva, a descobrir e aceitar novamente a alegria, e a começar a cuidar de vc.

Acho que ficaria horas escrevendo como toda essa auto-ajuda pode agir sobre nós, claro que sou muito agradecida aos remédios, Graças a Deus que eles existem e tb sei que na hora da crise não temos a mínima vontade de fazer as coisas a não ser chorar...Mas aqui vou escrever pontos fortes e importantes para a nossa auto-ajuda!!!

  • QUANDO TIVER PENSAMENTOS NEGATIVOS, NÃO SE DEIXE LEVAR, pense em algo positivo; não permita que fique em sua mente te levando para baixo.

  • QUANDO SE CRITICAR DEMAIS, TENTE SER RACIONAL, isso faz com o que nos livremos de motivos e reações que nem sempre estão ligadas a nós.

  • NÃO TENTE FAZER TUDO DE UMA VEZ, estabelecer altos objetivos é fácil cair na armadilha de pensar que falhamos se não conseguimos dar conta de tudo.

  • NÃO ACHE QUE É UMA PÉSSIMA MÃE SÓ PQ ALGUMA COISA QUE VC FEZ DEU ERRADO, significa apenas que daquela vez não deu certo.

  • NÃO SE COMPARE COM OUTRAS MÃES, as comparações a deixarão sentindo-se culpada e inferior e lembre-se que é difícil dizer a real...não se pode dizer como uma mãe está lidando com a situação apenas com bases nas aparências.

  • SEMPRE TENHA ALGO DE POSITIVO PARA FAZER TODOS OS DIAS, essa eu acho bem importante e super válida. Mesmo se for algo bem pequeno, como fazer a unha, tomar um banho perfumado. É fácil ficar aborrecida em casa, então faça alguma coisa fora de casa todos os dias.

  • POR FIM, SEJA PACIENTE CONSIGO MESMA.
Superar a depressão não é algo que se consiga em um dia. Normalmente é uma longa caminhada; portanto comprometa-se a desfrutar cada passo dado em direção à luz e enquanto isso for acontecendo, sem se preocupar com quando tudo terminará e quando vc ficará bem. Faça de tudo para ficar bem e vc vai ficar...tenha certeza!!! 

"SEMPRE HÁ UM NOVO DIA A CADA DIA EM CADA SER." 

7 comentários:

☆ Lu ☆ disse...

Oi JU!!!

Lí seu post.
Pode ter certeza que vou curtir minha pequena bastante e morder bastante tbm...sabe essa fase de um aninho em diante é tão boa né??? Nossa, é uma sintonia, altos papos sabe...rsrsrs

Penso que a primeira fase do bebe é dífícil para a mãe, além de tudo; dar banho, trocar fraldas, amamentar de madrugada e cansada....além de tudo isso ser bem difícil acho que o fato do bebe ainda não interagir diretamente (não sorrí, não se movimenta muito... não se expressa de outra maneira a não ser chorando rsrsrs) acho que isso mexe com a mulher e toda aquela expecativa durante a gravidez; a gente espera que saia um bebe igual das novelas...mas não é, pq nas novelas eles saem da meternidade com 6 mesesja! ehehehe....
A realidade é diferente!
(Claro que não por isso, essa primeira fase seja ruin...mas é um período difícil.)
Quando o bebe começa a brincar, a sorrir e tentar falar...ai....aí a gente sente que...SIM! É um bebe de verdade!!!! rsrsrsrs

Por isso tbm é importante o pai participar no banho, na troca de fraldas...pq se não é aí nessa fase que o bebe é novinho, que o pai vai se afastando porque ele e acha que não tem muita função. Nós temos o contato pela amamentação e pelo próprio instinto...mas e o pai??? Precisa participar e se sentir útil tbm.

É isso.

Ser mãe é uma coisa louca...quando eu estava na "fase aguda da deprê" me perguntava: será que voltarei a ser a mesma de antes?? Tinha medo dessa pergunta mas hoje digo: NÃO! Nunca mais serei a mesma. Porque hoje eu sou mãe e isso é singular...não posso comparar com nenhum outro momento da minha vida.

Um beijos a todas!
Lu

Anna e Fê disse...

maravilhoso!
vc é maravilhosa!
amamos vc muito muito muito
beijos
nós

Julien disse...

Oi Lú!!!!

Logo que ganhamos o bebê é tudo tão novo...que costumo a dizer que a vida se transforma...pois o que ocorre com nós mulheres é algo inesplicável...né!!???
E sem dúvida temos que nos acostumar com a nova rotina e com as novas preocupações...nunca mais vamos pensar, dormir, agir como antes!!!!

Essa fase que estamos vivendo com as nossas princesas é maravilhosa, pois já estamos mais acostumadas e abtuadas...sem contar...que estamos praticamente curadas!!!

Então temos que curtir muito....e Graças a Deus é que estou fazendo...curtindo muito a Gi...cada momento, cada palavra nova, cada sorriso, cada gargalhada...é o máximo...!!!!!!
Me sinto muito abençoada por ter ela em minha vida!!!!

Vi vc no twitter!!! mas nunca mais entrei!!!
Assim que tenho tempo me dedico ao blog e aos email que recebo!!!! que sem dúvida está sendo tudo muito muito maravilhoso!!!

bjs..
fiquem com Deus

Julien disse...

meninas!!!
Lindas, fofas...
eu amo vcs tb!!!!
minhas filhas de coração!!!
bjs
ahh vou colocar aqui o lindo poema que vcs me deram!!! aguardem! rsrsrs

☆ Lu ☆ disse...

É verdae né Ju;
É muita coisa pra uma pessoa só!!!!
Esse tal de twiter...sei la, eu acho meio inútil; rsrsrs mas estou la.

Passei aqui para pedir que você reze por mim; perdí uma amiga, uma irmã. Muito querida e amada. Ela tinha duas filhas de 12 e 14 anos então estou sofrendo pelas meninas e pela perda. Ontem tive que tomar um calmante para dormir pq eu não estava bem. Dói demais... Hoje não tive vontade nem de levantar da cama e aí fiquei com medo de ter uma recaída sabe...
Não quero misturar muitos remédios então prefiro a oração das pessoas!

Obrigada.
Beijos
Lu

Julien disse...

Oi Lu,
Infelizmente não estamos preparados para a perda, ainda mais quando acontece dessa forma!!!
Bjs..
qualquer coisa estou aqui...

☆ Lu ☆ disse...

Obrigada :)
Hoje estou melhor.

Um beijo grande e ótima sexta para vc!!! Com fim de semana prolongado....tão bom!!!
Lu.

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog