sábado, 20 de fevereiro de 2010

Perguntas e Respostas

Quais os sintomas de uma depressão pós-parto?
— Perturbações de apetite
— Fadiga e perda de motivação
— Perturbações do sono
— Vontade de chorar
— Sentimento de incapacidade, inutilidade ou culpa
— Irritabilidade e ansiedade
— Alterações do peso
— Pensamentos de suicídio
— Preocupação excessiva com a saúde do filho
— Dificuldades de concentração e em tomar decisões

Quando surge, normalmente, a depressão pós-parto?
Três ou quatro dias após o parto. Os sintomas têm de perdurar durante mais do que duas semanas após o parto, para que possa distinguir-se dos "baby blues" comuns.

Qual é a duração?
Uma depressão pós-parto dura, em média, seis meses.

Quais os factores que podem estar na origem de uma depressão pós-parto?
Existem factores internos, como alterações rápidas dos níveis hormonais da mulher e problemas psiquiátricos prévios (embora a perturbação possa ocorrer sem antecedentes), e externos, nomeadamente a incapacidade de adaptação às mudanças do estilo de vida e a dificuldade em lidar com a responsabilidade de tomar conta de um novo ser.

Quais os factores que aumentam a possibilidade de ter uma depressão pós-parto?
— Depressão pós-parto anterior
— Antecedentes de depressão não relacionada com o parto
— Síndrome pré-menstrual grave
— Dificuldades no casamento
— Pouco apoio familiar ou de amigos
— Acontecimentos perturbadores durante a gravidez ou depois do parto

Qual a percentagem de mulheres afectadas?
Entre dez e 20 por cento, o que representa cerca de 400 mil mães por ano no mundo.

Existe alguma tendência etária para desenvolver depressão pós-parto?
A perturbação surge "sobretudo nas faixas etárias mais jovens e nas mais idosas", de acordo com a Direcção de Serviços de Psiquiatria e Saúde Mental da Direcção-Geral da Saúde.

Quais as formas de tratamento?
Dependem da gravidade da perturbação. Vão desde uma abordagem terapêutica mínima, no caso dos "baby blues", já que a perturbação emocional tende a desaparecer espontaneamente, a internamento psiquiátrico, passando pelo acompanhamento psicológico e pela administração de antidepressivos.
Sem esquecer todos os tratamentos alternativos que já foram mencionados em outras postagens.

POR QUE EU???
Quando sofremos com a depressão pós-parto, é fácil nos comparar com outras mães e perguntar para nós mesmas, por que elas não se sentem da mesma maneira!? Por que elas tiveram a "sorte" de escapar do fardo da depressão? O que as torna diferente?
A resposta é simples, todos são diferentes: a vida, a história e a personalidade de cada um são únicas, e essas coisas é que se relacionam ao fato de ficarmos ou não deprimidos.

Sem dúvida temos milhares de perguntas sem respostas, e na depressão tudo isso parece piorar.
É aquele tal negócio...pq não consigo fazer isso? pq me sinto tão mal, tão triste, tão incapaz? pq choro tanto? será que essa angústia vai passar? ...e assim vai...
Sei por experiência que não é fácil nos controlar com tamanha cobrança, mas tenham calma pois as respostas vem no tempo certo e para aquelas que nunca chegam e pq é melhor assim!

Bjs
fiquem com Deus.
Jú.


7 comentários:

Márcia disse...

Obrigada por tantas respostas!!

Realmente são tantos os questionamentos que fazemos, que chega a ser irritante...rs

Mas é isso ai, nem toda a pergunta necessite de uma reposta...por algum motivo a dpp vem para nós.

Gostaria de dizer para todas as mamães que sofrem com a dpp...façam todo o esforço possível para colocar para fora seus sentimentos...escreva, leia, corra, faça ginástica, chore...eu mesma criei um diário ao qual eu escrevia todos os dias, escrevia de tudo, mas principalmente as coisas BOAS que tinham ocorrido no dia e isso me ajudou muito, pois comecei a levar mais em conta as coisas positivas do que as negativas!
tente vc tb!

beijos
fique com Deus

Jú, obrigada mais uma vez. Sei que vc já está em outra fase da depressão, e isso é um exemplo para nós.

☆ Lu ☆ disse...

Oi ju!!
Bem legal e completo esse post.
Cada vez que passo por aqui, me sinto mais confiante!

Agora estou seguindo tbm o Blog Mamíferas, MUITO bom!

Beijinhos
Lu

Julien disse...

Oi meninas!!!!!

Lú já estava sentindo saudades!!!! rsrsrsrs
Realmente o blog das Mamíferas é muito bom!!!!
Eu tb acompanho e gosto!!!!
E é isso ai Lú, cada vez mais e mais e mais confiante!!!

Olá Márcia,
Obrigada pelo post...demoro mais chego e olha que boa dica a sua...esse lance do Diário é bem legal!!! Eu mesma tenho um diário que comecei na gravidez, sempre escrevi sobre a Gi...mas na dpp acabei abandonando ele um pouco!!
Concordo muito que devemos colocar para fora nossos sentimentos...e olha que fui na minha médicam ontem e ela me falou da importancia de exercício físico!!! Vou até colocar um post sobre o assunto!!!

bjs mil....
obrigada sempre!!!

☆ Lu ☆ disse...

Nossa JUUUUUUUUUUU
Coloque por favor sobre o exercício físico, rsrsrs Meu Deus...eu preciso muito fazer algo sabe???? (Os afazeres de casa já são bem puxados) mas algo que eu dedique um tempo só para isso.
Quando a Lorena nasceu eu emagrecí 12 kg! Mas agora...ja engordei 4 kg :( e estou meio desanimada.

Aguardo seu novo post então!
Beijos
Luuuu!

Julien disse...

Lu...tô preparando o post...mas te adianto desde já...o exercício físico previne e ajuda a curar a depressão!!!!
bjs

Flávia Magalhães disse...

A pertubação de apetite é para mais ou menos, Ju? Ou os dois?

Julien disse...

Oi Flá!!!

É para os dois...na verdade costuma a ser um ou outro, a pessoa pode estar comendo compulsivamente ou praticamente não comendo!

Tem pessoas que encontra o prazer apenas na comida e ai acaba engordando muito...já no meu caso eu não comia quase nada, ficava praticamente no suco.

bjs

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog