terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Reportagem

Olá!!!
Gostaria de avisar a todos que amanhã (24 de fevereiro) no Jornal da Band (TV Bandeirantes)- as 19hs20 - vai passar um especial sobre Depressão Pós-Parto.
Tive a felicidade de conversar brevemente com a Jornalista Thais, responsável pela matéria.
Na reportagem vamos poder ver depoimentos de mães que tiveram a experiência com a depressão, além de ver explicações sobre a dpp.
O intuito é que outras mães, ao verem o programa, possam se identificar e assim perder o medo de falar e até poder reconhecer que estão precisando de ajuda.

Vale a pena conferir!

11 comentários:

Julien disse...

queridas mamães!
assisti ao jornal da band e acredito eu que não tenha passado o especial sobre a depressão pós-parto...amanhã vou tentar assistir novamente, pode ser que eu tenha entendido errado a data!
sorry!
bjs

Anônimo disse...

Estou enfrentando o momento mais dificil da minha vida,e gostaria de deixar aqui um pequeno desabafo.
Engravidei em abril de 2009,uma gravidez não planejada e no começo foi dificil de aceitar mas com o tempo me apaixonei pela ideia de ser mãe,e vivia orgulhosa com minha barriga,fazendo planos,comprando roupinhas e outras coisas de bebê,achei que seria a melhor coisa da minha vida ser mãe e me daria um sentido a mais pra viver,mas depois que minha filha nasceu em janeiro deste ano meu mundo desabou,estou péssima,sem auto estima,me sentindo gorda,feia,inutil,e principalmente estou muito arrependida de ter engravidado,sinto que perdi minha vida,não consigo dormir,não faço outra coisa a não ser ficar no quarto cuidando da bebê que chora o tempo todo,não vejo alegria em mais nada e o pior é que não sinto amor nenhum por minha filha,cuido dela por obrigação,por medo do que os outros vão dizer,mas a minha vontade sinceramente é de dar ela pra alguem cuidar,ou fugir daqui pra bem longe onde não possa mais ouvir o choro dela,ja pensei várias vezes em sumir,mas felizmente não tenho coragem.
Me sinto presa num pesadelo,num filme de terror sem fim,o mundo está todo cinza,vivo chorando,desesperada e angustiada,pq não posso voltar atras,não posso deixar de ser mãe,e eu não quero ser mãe,não me sinto mãe..quero a minha vida de volta,quero ser a moça bonita,magra,independente e feliz,quero trabalhar,estudar,viajar e fazer tudo o que as pessoas que não tem filhos fazem..pela primeira vez na vida sinto inveja...inveja das pessoas que não tem filhos,que curtem suas vidas sem culpa sem horario,eu daria tudo pra voltar atras..acho que não nasci pra ser mãe.
Semana que vem vou passar no psiquiatra,e espero encontrar alguma luz..eu não quero apenas me conformar com a situação e empurrar com a barriga..quero conseguir gostar da minha nova vida,quero ver o lado bom de ser mãe,quero amar a minha filha um dia.
Obrigada pelo espaço e parabens pelo blog,é bom saber que isso não acontece só comigo.

Adriana

Julien disse...

Oi Adriana!
Que bom que vc escreveu e melhor ainda que já tenha marcado médico!!!

Lendo o seu desabafo...me vejo...rsrs..mas na boa parece que foi eu que escrevi!!!

Eu tb como vc não conseguia achar nada de "legal" em cuidar da minha bebê, eu usava muito a palavra "chato"...pois eu achava tudo muito chato, tb não conseguia ver alegria em nada e tb cheguei a "invejar" a vida das outras pessoas que trabalhavam, saiam, passeavam...nossa mas o que me matava era a culpa de sentir tudo isso...como???? eu que sempre quis ser mãe, tive uma gravidez maravilhosa, um parto normal divino, leite para dar e vender....e como que eu podia ter todos esses sentimentos horríveis?????!!!!!!!
Mas Adriana, eu estava doente...não era eu...por mais que eu pensei que era hormonal...e era...mas já estava químico e eu precisava urgentemente de ajuda.
Foi quando finalmente fui na minha médica e assim Graças a Deus começamos o tratamento!!!!!
E como digo em outros coments e posts a cura começou a vir, devagar, mas acontecendo!!!!

Que bom que vc já vai ao médico...diga tudo que vc puder e conseguir para ele, sei que é difícil mas e o seu médico que nessa hora vai te ajudar muito!!!

E tenha certeza que vc não vai apenas se conformar com a situação e empurrar com a barriga e sim que vc vai ser muito muito feliz com a sua filha!!!!! Vc vai ama-lá muito e o melhor de tudo se DIVERTIR muito com ela...a Giovanna está com 1 ano e 5 meses...te digo que os melhores momentos de minha vida eu passo com ela...como nos divertimos!!!

Adriana...a depressão tem cura!!!! E vc vai ficar bem..muito bem!!!! A sua alegria não é que vai ser como antes...pois vc vai ser mais feliz que antes!!!
E essas coisas de sono, viajar, passear...vc vai tirar de letra.
Sei o quanto é bom passear, viajar, dormir o quanto quer...mas as suas alegrias vão ser além disso!!!
Parece mentira né????
Mas acredite em mim!!!!

Obrigada por gostar do blog e muito obrigada por participar!!!!

Fiquem com Deus

o que precisar estou aqui

Julien

☆ Lu ☆ disse...

Oi Ju! Oi Adriana

Bom, Ju pelo que a produtora da materia disse, ela ainda não sabia a data que iria passar e pediu para ligar para ela hoje, 26/02 para saber...masssss não liguei :(
Vc esta sabendo de alguma coisa???

Aproveito para te desejar um ótimo fim de semana, fique com Deus! Beijos
Lu
**************************

ADRIANA! Oi querida, seja bem vinda ao blog da JU! Fique calma, que tudo ficará bem. Acredite!

Você esta no caminho certo; buscando ajuda e reconhecendo que algo não esta bem. Nesse período acho muito importante que você, se for possível, tenha alguém para te ajudar, principalmente para você ter tempo de descansar. Se não conseguir dormir (como eu não conseguia) simplesmente deitar, ler um livro, fazer as unhas, um banho demorado...sei la; no momento do sono do bebe fazer alguma coisa que te faça sentir bem.

Essa primeira fase, esses primeiros meses (acho que os 2 primeiros) são um pouquinho difíceis mesmo...como ja disse aqui uma vez, acho que o fato do bebe não sorrir, não interagir muito, não se comunicar, mexe com a gente sabe? Ficamos exaustas, com a mente e o corpo cansados...qualquer barulho irrita nesse momento, e o choro do bebe em alguns momentos causa uma certa insegurança em relação á "o que fazer"! e aí podemos ficar irritadas tbm. Não se culpe por isso não...isso não quer dizer que vc não ama...a relação mãe e filho...é algo singular...e você vai organizando seus sentimentos a medida que o tempo vai passando...dê esse tempo a você mesma.
Reze; peça para Deus te ajudar a ter tranquilidade.
Por mais que essa gravidez tenha sido inesperada...seu instinto materno nasceu em você junto com sua filhinha...e agora vc precisa dar tempo ao tempo para ir descobrindo toda a alegria que é ser mãe.
Deixe essa primeira fase passar...se dê ao direito de viver isso tbm, tenho certeza que vc aprenderá muitas coisas.

Procure um bom medico; isso é EXTREMAMENTE importante!
Acho que não tem problema em deixar aqui uma dica, que para mim foi o principal:

SOBRAMFA - Sociedade Brasileira de Medicina de Família
Rua Silvia, 56 • Bela Vista São Paulo-SP
Tels.: (11) 3253 7251 e (11) 3285 3126

**Estou colocando o telefone e endereço apenas como referência pela minha própria experiência e sem nenhum outro tipo de interesse (rsrs é bom deixar claro!! :P )

Depois de peregrinar por todos os médicos do meu convênio, sem resposta, passei com a Dra Graziela, por indicação de uma amiga minha e faço o tratamento com ela até hoje. Eu acho muito importante mesmo, você ter boas referências do médico e ter muita confiança tbm.

Adriana, espero que você continue escrevendo e nos dando notícias sobre como você está!
Conte tbm comigo!

Um beijo
Lu

Anônimo disse...

Muito obrigada Julien e Lu.
Me senti mais leve por conseguir desabafar aqui,vcs com certeza sabem que é dificil as vezes se abrir com familiares e amigos,pq todos esperam que vc esteja feliz neste momento e adorando tudo.
Tenho tentado me aproximar mais da minha filha e não só fazer o básico,ela vai fazer 2 meses semana que vem,e ja ta sorrindo [apesar de ainda ser muito chorona e nervosa],ontem fiquei brincando com ela e acho que isso ja é um começo,tenho tido muita vontade de me ajudar e peço muito a Deus por cura,mas é dificil pra mim lidar com o arrependimento por ter engravidado,é algo desesperador,é como se ela não tivesse que estar aqui e só está por um erro meu.
Um dia espero me divertir com minha filha assim como vc Julien e a proposito minha filha também se chama Giovana.

Mais uma vez obrigada por tudo queridas
bjs

Adriana

Julien disse...

Oi Adriana!!!
Que bom saber que vc já está se sentindo um pouco melhor!!
Nossa...fiquei imaginando a sua Giovana rindo para vc com apenas 2 meses...!!!! A minha Gi tb sorria para mim...acho que na tentativa de me agradar!!! fala sério!!! rsrsrsrs

Esse arrependimento que vc sente é algo que está além de seu controle, nesse comecinho sentimos diversas coisas e o arrependimento é um deles!!!

E pensar que ela só está nesse mundo por um erro seu...sei que nesse momento é difícil acreditar mas tenha certeza que ela veio pois ela tinha que estar aqui...com vc!!! E a depressão tb não acontece por nada em nossas vidas!!! Sei que é praticamente impossível ver o lado bom de tanta dor...mas com o tempo tudo se encaixa...e ai Adriana vc vai sim se divertir muito com a sua filha!!!
Adriana, essa semana vc está dando um passo inicial da sua cura que é indo ao médico!!!
Vc está a caminho de sua cura!!!

Ah....Adri se vc puder de uma lida nas postagens...tem muita coisa lá!!!

Bjos
fiquem com Deus
Julien.


Lú querida...legal que vc tenha ligado para a Thais...vou ver se me comunico com ela amanhã!
Bjos

Desejo a todas um excelente início de semana!!!

Amandica disse...

Julien
fui entrevistada para esta matéria do Jornal da band, vieram aqui em casa filmaram eu e e kinha filha amas até hoje eu não vi a tal matéria (eu passei por dpp e ainda me trato)...escrevi 2 vezes para a Thais para ver que dia que passou mas ela não responde....vc sabe de algo?
Muito prazer!
Qto tempo tem seu filho?
meu e-mail: amandasalusse@yahoo.com.br
www.cantinhodamamaeamandica.blogspot.com
Mil bjs

Julien disse...

Oi!!!!
Td bem????
Prazer te conhecer tb!!!!

Muito legal que vc foi a entrevistada da matéria!!!
Tb gostaria muito de saber quando vai ser apresentada...mas infelizmente não sei!
A Lú outra mãe que participa aqui do blog tb entrou em contato com a Thais, mas tb não sabe quando vai ser!
A Giovanna tem 1 ano e 6 meses!
Vou ver seu blog!!!!!
Bjos
fiquem com Deus
Ahh e por favor sabendo de algo nos avise...
super obriagada pelo coment.

Anônimo disse...

Oi Adriana me vejo há 2 anos atras em suas palavras, minha querida tenha fé e acima de tudo recorra sim a ajuda médica e principalmente psicologica; assim como na reportagem com a mãe que relatou sua dpp na band, eu procurava tudo na internet: formas de partos, roupas, bercinhos para minha bebê; desenvolvimento dela na minha barriga, enfim tudo que você pode imaginar, menos a dpp, este fato nem passava pela minha cabeça, por isto quando ocorreu, foi a pior situação da minha vida; eu digo hoje que sou como a fenix, que renasceu das cinza e que ainda se recupera, vencendo a culpa, o preconceito e a falta de conhecimento da maioria das pessoas...
Uma outra coisa que me ajudou tb foi a procura a CLÍNICA SOCIAL PARA GESTANTES, MÃES E BEBÊS do Instituto GERAR que a Vera Iaconelli coordena e que foi uma das entrevistadas na reportagem da Band... foi o que começou a mudar a minha vida...
Mas força minha querida, você vai sair desta situação com certeza... eu fiz um blog para compartilhar minha vivência e de outras mães como você, se minha querida amiga dona deste blog permitir gostaria de deixar meu endereço também para que sejamos uma corrente de informação contra essa ignorancia que ainda existe, o endereço é: http://universomae.blogspot.com/ estou ainda começando a escreve-lo mas a vivencia de vocês é crucial para eu continua-lo
Um abraço

Simone

andreia disse...

tive uma gravidez planeijada, tudo correu muito bem durante a gravidez, amei meu barrigão !!no dia que eu fui a maternidade ter o meu bebê.. fui muito humihada pela equipe de médico que estava super estressados , mi sentir um nada . ded então eu não conseguia nem olhar bem a minha filha, não conseguir amamentar, minha vida era e só chorar, tinha medo de pegar minha filha nunca fico com ela sozinha . e o pior é que ela já tem 6 mêses , e até mi sinto assim, o dificil é convercer alguém que isso é uma coisa dificil de se lidar, acham que sou folgado e que pus filho no mundo para os outros cuidar , a críticas é realmente muito complicado pra mim lidar sozinha. cada dia que se passa.... mi enconro no mais fundo do porço .

Unknown disse...

Olá, meninas!

Li a mensagem da Adriana de 26 de fevereiro e fiquei chocada em me ver na descrição dela. Tenho uma filha de poucos meses e me sinto exatamente como ela. Tenho procurado ajuda, mas resisto em pensar que esteja com depressão.

Moro em Curitiba e não encontro profissionais pelo meu convênio para me tratar. Gostaria de saber se vocês têm alguma indicação, seja de um profissional, de um centro ou de uma instituição.

Um grande abraço.
Mara.

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog