sexta-feira, 5 de março de 2010

Artigo - Depressão Pós-Parto -

Queridas!!!!
Tenho algumas novidades para contar pra vcs, mas estou um pouco lenta em meu texto...rsrsrs...sorry!!!!
Mas enquanto esse meu post não fica pronto, estou aqui deixando um excelente artigo que encontrei em um blog, ao qual sou seguidora.
Todo o artigo vcs podem ler no blog do Dr. Leonardo Palmeira - www.drpalmeira.blogspot.com
Espero que gostem, tem informações bem úteis para nós mamães e para as mulheres que vão ser mamães!!
Bjos
Fiquem com Deus. 
"Esse artigo traz dados contundentes para refletirmos sobre a importância de prevenir a depressão pós-parto e, quando desencadeada, tratá-la efetivamente o quanto antes. Inúmeros trabalhos já chamaram a atenção para a importância das fases precoces do desenvolvimento da criança para a sua saúde psíquica, da necessidade da interação mãe-bebê para o desenvolvimento de nossa cognição, de nossas reações emocionais, entre outras funções essenciais. O desenvolvimento da linguagem, p.ex., está intimamente ligado à capacidade da mãe estimular a criança com conversas ou estórias.  
Os primeiros anos na vida de uma criança são cruciais na formação das funções essenciais para a fase adulta e problemas da infância podem trazer prejuízos tardios ainda pouco conhecidos e explorados.
Portanto, identificar ainda durante a gestação sinais de depressão é importante para uma intervenção mais precoce. Os obstetras precisam estar atentos aos aspectos emocionais da gestante, bem como os pediatras precisam observar a mãe e sua interação com o bebê, para encaminhá-las ao especialista no primeiro sinal de depressão.
A maioria dos casos de depressão pós-parto chegam ao psiquiatra com 6 meses ou 1 ano de atraso, quando já há muitos prejuízos para a mãe e seu bebê, quando as relações disfuncionais estão cristalizadas.
O tratamento da depressão pós-parto envolve medicação e terapia. Os antidepressivos são os medicamentos de escolha, havendo antidepressivos que podem ser tomados sem prejuízos à amamentação, preocupação que muitas vezes afasta a mãe do tratamento, por medo de ter que interromper o aleitamento. A terapia deve focar aspectos emocionais e preocupações da mãe, produzindo reflexões e estimulando a auto-crítica em relação aos padrões de comportamento na interação com o bebê, valorizando o contato positivo. Algumas técnicas como treinamento de interações mãe-bebê em sessões conjuntas e o uso da música como intervenção mostraram-se eficazes em alguns estudos."

"Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Precisamos de 8 abraços por dia para nos manter. Precisamos de 12 abraços por dia para crescer."  Virginia Satir

Sendo assim....vamos abraçar muuuuuuito...nossos bebês!!!! rs

9 comentários:

Joana disse...

Oi,
Excelente post!
Sem dúvida, procurar ajuda no começo da depressão é a melhor coisa!
Jú, quando ele fala da música...vc sabe como funciona??

Estou com uma amiga que está com um bebê de quase um mês, sabe ela não está nada bem e quando foi na obstetra dela a mesma passou um antidepressivo, o que vc acha!?
Sei que recebe muitos emails de mamães...pelo que leio e sei por experiência própria ela deve estar no baby blues...não é???!!! Será que é necessário o remédio, já!?
Já comentei para ela do blog, me parece que está lendo, mas ainda não entrou em contato, sabe como é ela está bem naquela fase de não ter muita vontade para fazer as coisas!
bjos
Jô.

DossieDepressão disse...

Além de tantas áreas que vc oborda, poderia postar sobre a alimentação na depressão, que é algo que faz toda a diferença.
Vou te enviar um email sobre isso!

Julien disse...

Olá Joana!!!
Sobre a questão música pode deixar que vou ver!!
Sinto por sua amiga estar se sentindo tão mal.
Realmente nesse comecinho, normalmente os médicos diagnósticam como babyblues...já até postei sobre isso a diferença desse comecinho, que acaba englobando uma série de outras coisas, como a mudança hormonal e até a novidade da maternidade!!! Mas vale a pena ler os posts!!! Já escrevi muito sobre isso!!!

É querida, sabemos bem como é esse início, nada fácil, além de todos os sentimentos, temos um bebê esperando para ser cuidado!!!

Espero que ela melhore!!!

Aqui no blog temos mães que Graças a Deus já estão bem melhor, que já conseguiram sair dos dias mais difíceis!!!

Bjos
fiquem com Deus
e obrigada mais uma vez por seu coment.

Julien disse...

Olá Dossie!!
Vc tem razão, a alimentação é algo bem importante, já tenho algo mais ou menos pronto...vou postar!!!
Obrigada pelo coment.

LuanaVida disse...

Oi!!!
Conheci o blog agora!!!
Parabéns!!!
Luana
Já me tornei sua seguidora

☆ Lu ☆ disse...

Oi Ju! Oi Meninas...

Bom, muitas novidades por aqui né??? Que bom!
Sobre a matéria da Band, tbm mandei um email e nada até agora...

Eu estava lendo o que a Joana disse da amiga dela, que infelizmente esta passando alguns momentos difíceis...e o que me veio a cabeça para escrever, que ja disse aqui; acho MUITO importante a confiança que você tem no médico e a experiência dele com o assunto. De preferencia que seja um especialista. Ha algumas pessoas que se tratam sempre com o mesmo medico quase a vida inteira. Acho legal pq o medico acaba conhecendo tbm um pouco da vida particular da pessoa e pode fazer um tratamento mais abrangente. Nosso corpo e nossa mente estão ligados diretamente...

Se a amiga da Joana sente confiança na médica e tem certeza que ela esta apta a tratar dessa questão emocional, ótimo! Mas se não o que eu digo por experiência minha *Passei por muitos...muitos mesmo...uns 15 médicos, cheguei a ouvir de uma psicóloga que não precisava de terapia! (sabe pq???? Porque ela era credenciada a meu convênio, então não era interessante ela receber 10,00 pela minha consulta, se ela podia atender no meu lugar, alguém que pagasse 70,00 na consulta particular) Feio né?? Tudo questão de dinheiro...e não mais de hUMANIDADE*

Entre muitos "NÃOs" que eu ouvía, eu continuava indo atrás...eu colocava minha filha no carro e ía sozinha atrás de ajuda...marcava minhas consultas e cada vez que saia de casa, me enchia de esperanças...
9 meses depois...conseguí alguém que me ouviu...olhava para mim enquanto eu falava..e não para a tela de um computador...

Então eu peço a vocês meninas:

Procure um BOM médico; peça referência, indicação para pessoas de confiança...

E NUNCA desista de se ajudar!

AME-se
AJUDE-se

Beijinhos
Lu
*Boa semana a todas*

☆ Lu ☆ disse...

Juju!

MUITO obrigada por assinar o protesto contra esse verme que matou o cachorrinho...

Estarei la dia 14/03 as 11:00, na porta da casa dele para o manifesto.

Fique com Deus
Lu

Julien disse...

Lu!!! Td bem com vc????

Para a amiga da Joana tb acho super importante ter um médico psiquiatra, pois é com eles que podemos realmente contar nessa hora! Eles conhecem bem a doença, sabem como diagnosticar, o andamento do tratamento, a hora certa de diminuir ou até mesmo tirar a medicação.

Nossa Lu vc realmente sofreu um pouco antes de achar o sua médica!!! Que pena!!! Eu Graças tive sorte, fui na da minha mãe e nosso confiei nela na hora!!!! Uma médica maravilhosa...ela sem dúvida fez o tratamento acontecer!!!

Obrigada por ajudar as mães que aqui escrevem!!!
_______________________________________________
Lu, cuidado em ir na manifestação, sei que o cara é um mostro, mas cuidado!!!!

____________________________________________
Sobre a reportagem....quero muito saber o dia, mas pelo visto está difícil!!

Bjos
Fiquem com Deus
Jú.

☆ Lu ☆ disse...

Oi Ju!

Meu marido disse o mesmo sobre ir nessa manifestação...gostaria muito de ir, pq acho que quem não sabe respeitar um animal...sabe respeitar menos ainda o ser humano...
Você tem razão...melhor deixar nas mãos da justiça e torcer para que ele responda ao que fez.

É Ju, precisaria de dias para te contar toda a minha história...foi tudo muito difícil...Mas eu tirei grandes lições de tudo que eu viví e hoje me conheço muito mais do que antes.
E tudo acontece no seu tempo certo...precisei desses 9 meses de sofrimento e angústia para descobrir a força enorme que eu tinha dentro de mim.

E não tem o que agradecer; eu que te agradeço por este espaço para compartilharmos esses momentos. Fique certa de que muitas se sentem consoladas por poderem entrar aqui e falar...sem receios...desabafar e pronto.

Ju, descobrí um blog maravilhoso; sobre decoração (usando sempre a arte e a criatividade!)

http://home-boxer.blogspot.com

Chama: casa & coisas & Tal

Fique tranquila então que eu não vou nessa manifestação :P

Bom fim de semana
Beijos
Lu

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog