domingo, 16 de maio de 2010

NUTRACÊUTICOS PODEM PREVENIR A DEPRESSÃO PÓS-PARTO?

Sim. Estudos comprovaram que depressão e ansiedade durante a gestação estão associadas com depressão pós-parto, e que alguns nutrientes poderiam minimizar estes sintomas. Esses nutrientes seriam os nutracêuticos.
O termo nutracêutico designa todo alimento ou nutriente isolado que possa prevenir ou tratar doenças, como fibras alimentares, ácidos graxos poliinsaturados, minerais, vitaminas antioxidantes, entre outros.
Pesquisadores observaram que as mulheres que receberam suplementação de cálcio a partir do 5º mês de gestação, com o objetivo primário de prevenir a pré-eclâmpsia, apresentaram sintomas de depressão pós-parto significativamente menores do que mulheres sem esta suplementação. Este mecanismo ainda é desconhecido, mas existe a hipótese de que a suplementação de cálcio possa auxiliar direta ou indiretamente a estabilização da regulação do cálcio intracelular em indivíduos com baixa ingestão deste mineral por meio da dieta, auxiliando no alívio dos sintomas da depressão. Entretanto, este mecanismo deve ser melhor estudado no contexto da depressão pós-parto.
O óleo de peixe, rico em ácidos graxos ômega-3, tem sido usado como medicação psicotrópica no tratamento de depressão. Pesquisas revelam que mulheres com baixos níveis plasmáticos de DHA (ácido docosahexaenóico) ao final da gestação e no pós-parto são mais suscetíveis a apresentar sintomas de depressão neste período. A suplementação com DHA ou EPA (ácido eicosapentaenóico, ambos da família do ômega-3), ou a combinação dos dois ácidos, pode reduzir os sintomas da depressão pós-parto.
Estudo prospectivo, aleatório, controlado e duplo-cego demonstrou que a depressão pós-parto e o estresse em mulheres podem estar relacionados com a existência de anemia ferropriva durante a gestação, e que estes sintomas respondem positivamente à suplementação com ferro.
Aproximadamente 10% a 20% das mulheres sofrem depressão pós-parto, um importante problema de saúde pública. A manifestação dos sintomas, que incluem desânimo, sentimento de culpa, alterações do sono, pensamentos suicidas, temor de machucar o filho e diminuição do apetite e da libido, acontece normalmente a partir da 4ª semana após o parto, podendo persistir até o 6º mês.        
                                                                                                          Iara Waitzberg Lewinski

Queridas mamães, mulheres, amigas, familiares...
Recebi esse texto de minha amiga nutricionista, Dani Cyrulin.
Amiga, obrigada por deixar nosso blog cada vez mais "saudável"...rs!!!!

Fiquem com Deus.

8 comentários:

Anônimo disse...

Jú,
fico aqui torcendo para que essas informações chegam à diversas mães que precisem!!
como eu queria ter tido acesso a tudo isso quando me encontrava tão mal.
mas a simples questão de ter com quem desabafar, detalhe, sabendo que essa pessoa passou ou passa por sentimentos tão semelhantes!
ótima semana para todas!
bj
Jô.

Julien disse...

Olá Jô!!
Nem me fala mulher!!!
Eu por exemplo não fazia muita idéia do que seria uma depressão! Quando comecei a sentir td "aquilo"...me sentia a pessoa mais estranha do mundo! E eu acho que td que eu queria na hora era alguém que me entende-se!!!

Agradeço de coração...cada depoimento aqui escrito, cada informação aqui deixada, pessoas, mulheres e mamães...a cima de tudo seres humanos que fazem o bem sem olhar para quem!

bjos
obrigada
obrigada

Anônimo disse...

Informação show de bola! risos...

Eu gosto de ver da forma com que se dedica com o blog e com as mamães, mulheres, homens...que aqui deixam o se comentário!
Estou escrevendo para sugerir que vc, vcs aqui no blog, assistam um filme que assisti na virada cultural, foi a pré estréia de: DAS FREMDE IN MIR - O ESTRANHO EM MIM. Conta a história de uma mulher que muda toda a sua vida a partir do momento do parto!
Vale a pena assistir!

Vira e mexe, estou aqui para ler as novidades!

Beijinhos.
Valéria.

Julien disse...

Olá Valéria!!!
Obrigada por gostar e obrigada por deixar aqui seu comentário, ainda mais com uma dica tão bacana!!
Ontem mesmo recebi um email de uma querida amiga, fazendo a mesma indicação!!!
Ela tb assistiu ao filme e gostou muito!

Disse que a bordagem que fazem sobre o assunto é muito boa!!

Fiquei curiosa em assistir!

Obrigada por ler e participar do blog!

Bjos

malu disse...

oi,Julien! Acabo de descobrir seu blog, porque lembrei do livro de Brooke Shields. Sou mãe de uma menina de 6 anos de de um menininho de 8 semanas e estava pensando em fazer o que vc fez, partilhar na rede sobre esses sentimentos que nos invadem no pos parto, em busca de ajuda e compreensão, porque a sensação é que ninguém a minha volta entende o que estou sentindo... aí me deparei com seu blog, tão cheio de conteúdo, estou me sentindo em casa...Obrigada! ainda não pude ler muito, quero fazer isso com calma, mas desde já agradeço por encontrar com quem trocar experiências sem me sentir envergonhada ou inadequada. Um abraço, Liana.

Julien disse...

Olá Liana, obrigada por deixar aqui seu coment.
Essa sensação de ninguém à nossa volta entender o que estamos sentindo, é realmente complicada, pois ao mesmo tempo que precisamos muito do acolhimento do próximo, do entendimento...me recordo que quando fiquei muito ruim, pedi a ajuda, gritei por ajuda, mas não sabia nem explicar a sensação que eu sentia dentro de mim...

Fico feliz por ter gostado do blog!!! E por favor sinta-se a vontade para escrever, enviar algum email, depoimento...

E não se sinta envorgonhada não...nunca...digo que a depressão pós-parto é uma das piores doenças que pode existir, pois além de estarmos sentindo tudo "aquilo", temos um bebê maravilhoso esperando os nossos cuidados!
E ai sei que o "bicho pega".

Visitei o seu blog!!!! Maravilhoso!!! Parabéns pelo lindo trabalho!!
Ahh...parabéns pelos filhos!
Fiquem com Deus.

bjos

Daniela Cyrulin Orientação Nutricional e Consultoria disse...

Ju,
Esse blog tá o máximo!
Imagino que esteja ajudando MUITAS mulheres!
Bjs Mil
Dani

Anônimo disse...

Muito obrigada a autora deste texto!
BJ

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog