segunda-feira, 10 de maio de 2010

POR QUE CHORO MAIS QUE O BEBÊ?

Quando entrei descalça em nosso apartamento, carregando minha recém-nascida, senti-me desorientada. Ao sair desse espaço cinco dias antes, eu era uma pessoa completamente diferente. Agora, atravessando as mesmas portas, havia me tornado mãe, e o mundo, em relação a como me relacionava com ele, havia mudado na sua totalidade. Enquanto segurava minha filha de cinco dias nos braços, olhava o apartamento e pensava: "Onde estou?"

Seus berros ecoavam pelo apartamento inteiro. Apesar de espaçoso, o lugar cameçou a parecer muito pequeno. Fiquei na cama, olhando a parede vazia à minha frente.
No começo, achei que o que sentia era apenas exaustão, mas, com ela veio um sentimento de pânico esmagador que eu jamais sentira.

Comecei a me sentir enjoada; era como se algo apertasse meu peito. Em vez da ansiedade nervosa que com frequência acompanha o pânico, fui tomada por um sentimento de desolação. Mal conseguia me mexer. Sentada na cama, deixei escapar um lamento profundo, lento. Não me sentia só emotiva ou chorosa, como me disseram que talvez me sentisse. Era algo bastante diferente. No passado, quando ficava deprimida ou me sentia triste ou para baixo, sabia que podia rebater o sentimento com exercícios, uma boa noite de sono ou um jantar legal com um amigo.
Essa tristeza era de tal magnitude que chegava a ser chocante. Parecia que nunca iria embora.

Além do fato de estar fisicamente incapacitada para desempenhar muitas das obrigações básicas de mãe, também não sentia que queria ficar muito perto de meu bebê. Simplesmente não sentia vontade de segurá-la. Toda vez que cheguei perto de um bebê, qualquer bebê, sempre quis pegar a criança. Chocava-me não quere segurar minha própria filha.

O que eu havia feito? Por que não queria ficar perto do meu bebê?
O que deveria fazer? Será que nunca pararia de me sentir assim? A tristeza tomou conta de mim.

                                                           Depois do Parto, a Dor - Brooke Shields

Queridas mamães!
Mil desculpas pela demora em atualizar o blog!
Essa postagem foi especialmente tirada do livro que tanto gosto e que vira e mexe releio. A autora tem o dom de relatar sentimentos tão profundos de uma forma bem natural, mas que com certeza acaba emocionando!
Em especial nessa parte, acabo me identificando bastante!
Espero que gostem!

Agradeço pelos emails recebido!

Bjos, fiquem com Deus!

"A DOR QUE DÓI NO OUTRO É UMA JANELA DE ONDE EU ME ENXERGO. É COMO SE POR UM INSTANTE FOSSE QUEBRADA A NOSSA CAPACIDADE DE DIFERENCIAÇÃO."
                                                                                                      FÁBIO DE MELO.

7 comentários:

An@ Paul@... Mamãe do Pietro disse...

Oi Julien
Obrigada ...bom q gostou do meu Blog....pois é um cantinho todo especial, q eu tento expor as coisinhas boas e mágicas da gravidez..e se tiver momento ruim, ou triste vou registar tbm,,, e qdo ele nascer, crescer? vou continuar...pois cada momento é mágico!!! pois vejo q é bem por aí, que nem vc, que desabafa com o Blog a respeito de sua depre pós parto... to seguindo bastante meninas q são mamães ou gestantes, ainda ñ consegui ler os posts por completo p/ entender a história de cada uma, mas na medida do possível eu gosto de fazer isso..pra quem sabe ajudar de alguma forma...
Estou adorando me relacionar pelo blog com outras pessoas....
Na medida do possível, vamos trocando idéias...
bjs a vc e sua filhinha :**

Dri disse...

Oi querida! Nossa ja houvi tantos casos assim, que no fim tenho ate medooo. Estou na condição de treinante, fico ate preocupada!!!!
Adorei seu cantinho e estou seguindo ;)
Beijinhos.

Julien disse...

Olá Ana Paula!!!!
Oi Dri!!!!

Super obrigada pelo comentário!!!
Sejam super bem vindas ao blog!!!
E sintam-se a vontade para participar!!!

Bjos
fiquem com Deus

fernanda disse...

como uso o blog, queria fazer perguntas

Anônimo disse...

como uso o blog?

Unknown disse...

Oi, meu nome é fernanda e estou com depressao pos parto, meu bebe tem 2 meses e tenho uma filha de 3 anos.
estou medicada com frontal, bupropiona e razapina, e comecei a fazer terapia a uma semana.
Parece que não gosto mais da minha filha de 3 anos e nao tenho interesse no meu bebe.
quem esta cuidando deles sao minha mae e minha tia.
as vezes fico em desespero com medo de surtar de tanta que é a angustia na minha alma.
Não sei mais o que fazer vc pode me ajudar.sou crista, creio muito em Deus, mas nem a presensa de deus e nenhum sentimento por Ele eu tenho.
Não sei mexer em blogs o q eu faço?

Unknown disse...

Oi, meu nome é fernanda e estou com depressao pos parto, meu bebe tem 2 meses e tenho uma filha de 3 anos.
estou medicada com frontal, bupropiona e razapina, e comecei a fazer terapia a uma semana.
Parece que não gosto mais da minha filha de 3 anos e nao tenho interesse no meu bebe.
quem esta cuidando deles sao minha mae e minha tia.
as vezes fico em desespero com medo de surtar de tanta que é a angustia na minha alma.
Não sei mais o que fazer vc pode me ajudar.sou crista, creio muito em Deus, mas nem a presensa de deus e nenhum sentimento por Ele eu tenho.
Não sei mexer em blogs o q eu faço?

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog