terça-feira, 22 de dezembro de 2009

PSICOTERAPIA



Em uma dessas minhas pesquisas encontrei informações significativas sobre a psicoterapia. E por sorte li um texto muito bom sobre o assunto e vou colocar aqui algumas informações do mesmo, tentando focar no caso da depressão pós-parto.

Um psicoterapeuta ou psicólogo pode ser indicado a mãe se a depressão estiver ligada aos sentimentos em relação a si mesma, como assim: o profissional em si exploraria os problemas e ofereceria apoio à mãe para solucionar os problemas sozinha e tb a terapia trabalharia para tentar mudar pensamentos e comportamentos negativos.
Na maioria dos casos o terapeuta tenta:

  • ajudar a mãe a reconhecer seus pensamentos negativos e mostrar-lhe como transformá-los em um processo de pensamentos mais construtivos.


  • chamar sua atenção para o quão crítica e exigente ela está consigo mesma e mostrar como ser mais gentil, mais tolerante e como se aceitar melhor.


  • ensiná-la a lidar com os sentimentos de raiva, medo e vergonha.

    E caso o relacionamento da mãe com o companheiro estiver passando por dificuldades, pode-se indicar terapia de casal.
E é bem comum ter a psicoterapia combinada com a terapia de medicamentos, pois os resultados rápidos que muitos pacientes necessitam tem um melhor resultado com o medicamento, sendo que ai entra a ajuda psiquiátrica.
O psiquiátra, por se tratar de um especialista na área, ele poderá avaliar de maneira adequada a gravidade da doença e decidir qual é o melhor tratamento. 


Para mim, logo que a depressão foi diagnósticada, começamos com os remédios, e a partir daí tinha um longo caminho a percorrer.
Os primeiros medicamentos que a minha médica receitou, infelizmente não me deram uma melhora que eu pudesse já me sentir pelo menos um pouco mais disposta e menos chorona. Ai partimos para a mudança e comecei a sentir uma melhora...nossa que as vezes eu até desconfiava, comecei a me sentir um pouco mais disposta e menos nervosa, mas sabia que a melhora mesmo iria demorar um pouco e que as coisas iriam se encaixando conforme o tempo iria passando...sabe é aquela questão...DAR TEMPO AO TEMPO...e com paciência e as vezes sem paciência o tempo foi passando e a cada dia eu me sentia melhor, a vontade de fazer as coisas começou a voltar, o prazer de estar com a Gi começou a brotar dentro de mim, as dores começaram a diminuir...mas a culpa, sabe aquele sentimento de culpa que tanto comento com vcs...aiii esse sim ficava ainda tão forte dentro mim. E como não é de se esperar a minha médica logo percebeu e assim partimos para algumas sessões de terapia. 
Então para mim em particular precisei apenas de algumas sessões de conversas excelentes com a minha doutora para aceitar melhor a doença, começar a encarar que meu corpo realmente estava doente.


E o melhor de tudo isso foi que a partir daí meu tratamento começou a caminhar e tudo começou a melhorar e aos poucos fui voltando a ser quem sempre fui, com meus defeitos e qualidades.
E hoje me sinto com toda a certeza curada, depois de 10 meses de tratamento estou eu aqui FELIZ com a minha VIDA e querendo mais do que nunca VIVER cada dia.

Obrigada...digo obrigada para a VIDA...agradeço por ter SAÚDE, agradeço por estar VIVA!!!!!!


2 comentários:

☆ Lu ☆ disse...

Lindo! Lindo!
É maravilhoso saber que você se sente assim.
Conseguiu vencer Ju!!!! que bom.

Imagina Deus, como fica feliz em te ver assim né!!!!
Se nós, que somos imperfeitos, sabemos dar coisas boas a nossos filhos....imagine Deus, com todo seu amor e misericordia!!!
Beijos Lu

Julien disse...

Obrigada Lu!!!!!
De coração!!!!
Bjs
Jú.

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog