quarta-feira, 30 de junho de 2010

DEPRESSÃO NA BLOGOSFERA - Dra. Cláudia Morais

"Aquilo que cada um de nós escreve, nomeadamente aquilo que registamos em forma de desabafos diários, dirá com certeza muito acerca do nosso estado emocional. Qualquer psicólogo treinado é capaz de analisar os registos escritos dos seus pacientes e, a partir daí, estruturar uma entrevista terapêutica que lhe permita realizar uma avaliação rigorosa da sua situação clínica. Mais: a terapia narrativa, de que já aqui falei, é particularmente eficaz na estruturação das nossas emoções.
 Quando alguém escreve diariamente (ou pontualmente) no seu blogue, utiliza um filtro – cada um expõe aquilo que entende, revelando apenas uma pequena parte de si ou expondo a maior fatia da sua vida. Nalguns casos, esta escolha é consciente e rigorosa, noutros nem tanto. Mas, independentemente daquilo que cada pessoa escolhe partilhar, a verdade é que, de um modo geral, acaba por revelar mais de si do que inicialmente supusera. E não será preciso ser-se psicólogo para “ler nas entrelinhas” e reconhecer emoções por detrás de algumas frases.
Mas quão confortáveis nos sentiríamos se alguém se assumisse capaz de avaliar o nosso estado emocional a partir de um programa informático que analisa o conteúdo dos blogues? Será fiável uma ferramenta como esta? O software existe, foi desenvolvido numa universidade em Israel e “promete” ser capaz de indicar o estado emocional de determinado blogger a partir da identificação da linguagem usada nos respectivos posts.
A ferramenta já foi testada em mais de 300 mil blogues de língua inglesa, contando com a validação de um painel de 4 psicólogos clínicos, que analisaram a amostra. Foi elaborada uma lista dos 100 bloggers mais deprimidos e outra com os 100 bloggers menos deprimidos e haveria uma correlação de 78% entre estes resultados e a análise realizada pelos psicólogos.
O programa foi construído com o objectivo de identificar conteúdo depressivo oculto na linguagem usada nos blogues. Não se trata de reconhecer expressões como “depressão” ou “suicídio”. Trata-se, isso sim, de identificar palavras que expressam um conjunto vasto de emoções e que os bloggers usam para metaforicamente descrever determinados episódios.
A apresentação dos resultados desta pesquisa será formalmente apresentada este Verão e não creio que possamos, para já, olhar para esta ferramenta como um recurso absolutamente fidedigno. Mas, e reconhecendo que existem milhares de pessoas em Portugal (e milhões em todo o mundo) com transtornos depressivos subdiagnosticados e subtratados, não deveremos menosprezá-la. O software permitir-nos-ia identificar mais rigorosamente as pessoas que podem estar a precisar de uma intervenção especializada, mas será sempre impossível substituir a avaliação de um médico ou de um psicólogo pela análise de um programa informático."

DO BLOG:
http://www.apsicologa.blogspot.com/
Dra.Cláudia Morais.

8 comentários:

Pri Rubí disse...

nosssssssssa q matéria interessantissima juli!!!!!!!!!!!

Dri disse...

Oiii
Vi esse texto no blog e achei muito interessante.
Beijinhos.

Julien disse...

Obrigada meninas!!!
Realmente é muito interessante!!
bjbj

Renata Vilas Boas disse...

Oi Julien,
Comigo esta tudo bem, curtindo muito meu Pedro que segunda vai fazer 6 meses. Como passa rapido né!
E você como esta, seu blog esta otimo, parabéns.
Bjos

Ana Maria Saad disse...

oi ju,
fico mto feliz de ver como o numero de blogs sobre as doenças invisiveis tem aumentado, como as pessoas tem falado no assunto! no meu site de audiovisual www.pensamentosfilmados.com.br a parte "sexo é tabu" é inteiramente dedicada as doenças do século XXI. seu blog está lá na parte "eles entendem do assunto".
Te escrevo porque sei da importancia que tem nos unirmos e divulgarmos para podermos levar informação ao maximo de pessoas, pois ainda hj a maioria acha que depressão e suas parentas é frescurite aguda e não doenças serias nas quais seus sofredores precisam de apoio.
quero nos movimentar para que em breve possamos lançar uma campanha "depressão não é frescura, é doença!". portanto vamso nos movimentar divulgando. em breve te mando o link do facebook e se vc tiver ideias a repeito de ocmo espalhar isso vamos que vamos!
c cuide!
parabens pleo blog!
bjoka

Ana Maria Saad disse...

oi ju!

vc ta melhor? espero que sim! tadinha!!!!
e fiquei perturbada, se o atendimento para algo tao esclarecido como pneumonia é assim imagine a saude mental... virgem santa! nem gosto de pensar! por isso precisamos mesmo escancarar essa questão da depressão. e vamos juntos mesmo divulgando sem parar!!!
valeu boneca!!!
mta paz e saude!!!!

bjoka

☆ Lu ☆ disse...

NOSSA Ju..era só o que faltava mesmo!!!!!
Bem legal essa matéria mesmo.

Você está bem? Ando sumida, pois estou com muitas coisas para fazer...e acaba não dando tempo de entrar na net.

Mas estou sempre por aqui.

beijinhos
Lu

Julien disse...

Oi Lú!!!
Querida!!
Estava com saudades de vc!
Mas que bom que está td bem!!!!

Eu graças a Deus estou bem melhor..passou!!!! amém!!!

bjbj
e apareça mais vezes!!!!

fiquem com Deus!!!!!

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog