terça-feira, 15 de junho de 2010

ENTENDENDO A DEPRESSÃO PÓS-PARTO - Mentes Femininas

O período pós-parto é claramente definido como um momento de maior vulnerabilidade de nós mulheres à doença mental, no pós-parto as mulheres exprimentam um aumento dramático do risco de doença psiquiátrica severa nos 3 meses após o parto.
Esse período pós-parto é chamado de puerpério e caracteriza-se por apresentar uma fase de transformasção na vida social, psicológico e físico de nós mulheres-mães. Digo, transformação, pois nosso interior e nossas vidas, sem dúvida alguma se tranformam com a vinda de nosso bebê.
Médicos afirmam que nessa fase, assim como no período pré-mestrual e da perimenopousa, a mulher encontra-se mais vunerável ao aparecimento de transtornos mentais.
Com o parto o nosso organismo fica mais sensível para diversas mudanças subjetivas e interpessoais. Os primeiros dias após o parto são retratados por uma série de sentimentos e expectativas diversos vivenciados por nós mulheres-mães e assim, a turbulência deles promovem uma instabilidade no emocional, que fica se alterando entre altos e baixos, entre euforia e depressão. Assim, ficamos apresentando uma série de reações diversificadas, tento atitudes que "normalmente" não teríamos.
Inúmeros fatores podem ser considerados determinantes para pós-parto saudável. Dentre eles pode-se destacar uma relação familiar harmoniosa e solidária. O papel do homem nessa fase é muito importante, sendo que tb está vivenciando sensações psicológicas semelhantes às da mulher. Hoje já sabemos que os homens-pais podem ter quadros de depressão pós-parto, pois tb temos que lembrar que a transformação na vida do casal é bem significativa.
Durante o período pós-parto, até 85% das nós mulheres apresentemos algum tipo de distúrbio de humor, mesmo que de leve intensidade e temporário. Nesse comecinho, logo após o parto a maioria das mulheres passam pelo baby blues, que são sintomas depressivos leves e transitórios.

FATORES DE RISCO
- A depressão não tratada na gestação.
- Antecedentes familiares ou pessoais de depressão.
- TPM severa.
- Histórico de infertilidade.
- Abortamento.
- Falta de suporte social e familiar.
- Conflitos conjugais.
- Gravidez não planejada.
- Estresse elevado, por razões diversas.
- Uso de álcool e drogas na gestação.

"ATUALMENTE, HÁ ESTUDOS BIOLÓGICOS QUE, EMBORA NÃO IDENTIFIQUEM NÍVEIS HORMONAIS FEMININOS ESPECÍFICOS CAUSADORES DE DPP, ESTABELECEM UM FATOR DE VULNERABILIDADE DEPRESSIVA, DE ORIGEM PROVAVELMENTE GENÉTICA.
NESSAS PACIENTES, COM OU SEM ESTRESSORES PSICOSSOCIAIS, A BIOLOGIA PODE FALAR MAIS ALTO, OU SEJA, MESMO MULHERES CONSIDERADAS PSICOLOGICAMENTE SAUDÁVEIS E COM BOA ESTRUTURA SOCIAL, COM NÍVEL ECONÔMICO E CULTURAL ADEQUADO, SEM CONFLITOS FAMILIARES E CONJUGAIS E QUE PLANEJARAM A GRAVIDEZ, PODEM TER DPP.
JÁ ATENDI VÁRIAS MULHERES COM ESTE PERFIL QUE SENTAIM MUITA CULPA, FICAVAM ASSUSTADAS COM A POSSIBILIDADE DE ESTAREM REJEITANDO O BEBÊ TÃO AMADO E ESPERADO. SENTIAM-SE INCOMPREENDIDAS E DESACREDITADAS EM SUAS QUEIXAS, SOFRENDO ATÉ AGRESSÕES VERBAIS E CRÍTICAS SEVERAS." Dr. Joel Rennó Jr.

Nesse depoimento do Dr. Joel, encontro com o meu caso, mas sem esquecer que tenho sim histórico de depressão na família, que na verdade só vim a entender após a minha própria depressão.
E digo que essa culpa que sentimos, só faz com que os sintomas da depressão piorem; sei que na dor é praticamente imposssível ver o "lado bom" de tanta dor, mas saibam que nada, nada acontece por acaso! Hoje tenho certeza disso, pois, eu devido a minha depressão (como muitos sabem) fiquei afastada por 1 ano e 4 meses de meu trabalho, devido a minha DPP. E com tudo isso, fiquei cuidando de mim mesma e com a minha melhora pude realmente curtir a Giovanna 24 horas por dia. Caso não fosse a dpp teria voltado a trabalhar a mil por hora e deixaria de viver momentos únicos da vida dela, que com certeza não voltam!

Nessa postagem, tirei informações bem legais do livro - Mentes Femininas do Dr. Joel Rennó Jr - livro esse que explica muitas coisas sobre a loucura hormonal com que a nossa mente vive...indico a leitura!!

Fiquem com Deus!
bjos
Jú.

Mulheres-Mães, nunca sintam-se envorganhadas em expor seus sentimentos, ainda mais esses de tristeza e angústia, sei que não é fácil mas saibam que compartilhar desabafar nos faz sentir bem melhor!! A conversa com profissionais e pessoas queridas ajuda muito e nunca é tarde para procurar ajuda e recomeçar!

9 comentários:

Mulher e Mãe disse...

Julien,

Eu estava pesquisando sobre mulher e mãe qdo achei seu blog.

Que blog sensacional! Impossível não se emocionar lendo! Parabéns!

Vc tem dicas e posts ótimos para as mamães que passam pela deprê pós parto. Aposto seu blog deve ajudá-las de montão.

Estava aqui lendo e pensei, já que falamos da mesma coisa, pois estou junto com uma equipe trabalhando numa rede social específica pra mulher e mãe, gostaria mto de manter contato com vc, pois a depressão pós parto é um assunto delicado e importantíssimo a ser debatido.

Nosso twitter é @redemulheremae, nosso facebook é http://bit.ly/ahJg16 e nosso orkut http://bit.ly/b4i1vX

Fique a vontade para interagir, a casa é nossa!

Beijo!
Danuzza ~ Equipe Mulher e Mãe

Julien disse...

Olá Danuza!!!
Muito obrigada pelo seu comentário!
Obrigada por gostar do blog e obrigada por deixar eu tb participar de seu projeto!!!
Pode contar comigo!!!
Graças a Deus o blog vem ajudando muitas mamães...está sendo um trabalho que faço com muito amor e dedicação!!!
Quero mesmo de todo o meu coração ajudar no que puder essas mulheres-mães que passam por esses sentimentos!!!
E por favor sinta-se a vontade aqui no blog...digo sempre que esse blog é nosso!!!

Obrigada
bj

Anônimo disse...

lindo blog!!
excelentes postagens!

muito bom poder ver que a depressão pode vir sem causa nenhuma, sempre me senti muito culpada com a minha dpp...

obrigada pelo espaço!

continue se dedicando ao blog, sem dúvida sem blog é lido por muitas de nós!

Maria Thereza Pinel disse...

Olá! Gostei muito do seu blog! Com certeza absoluta muitas mamães passaram e ainda vão passar por isso, e as coisas que você escreve aqui com certeza as deixam mais aliviadas.

Estou sempre procurando postar coisas boas que me fazem pensar apenas no lado bom de tudo isso que está acontecendo comigo. Nunca passou pela minha cabeça eu poder ter uma DPP, e eu estou tão na expectativa da minha filha nascer, que se isso acontecer é capaz de eu surtar de vez!

Ainda bem que encontrei aqui as dicas que ajudam na prevenção...
Obrigada!
Beijo.

☆ Lu ☆ disse...

Oi Ju!!

Fiquei uma semana sem net...quase perdí todas as minhas fotos do pc, acredita??? Mas Graças a Deus conseguí recuperar - foi caro - mas conseguí! rs...

E vc, tá sumida hein!!! Está tudo bem???

Beijos
Lu

Julien disse...

Oi Lú!!!
Td bem querida!!!
Que bom ter noticias suas!!!
Tô sumida mesmo...com várias coisas legais paea publicar aqui!

Mas, estava super gripada, ai quando estava sarando tive uma recaida e sabe....tô me recuperando d uma pneumonia!

Mas se Deus quiser já estou ficando bem!

bjbj

Pri Rubí disse...

Oi Ju..qto tempo!
q saudades estava d te ler :(
olha ..eu to passando por um período super dificil sabe..to indo pras 29 semanas..nao sinto nada..dor nas costas e etc..mais ás vezes digo q preferiria..sentir dor fisika do q mental..pq to completamente arrasada sabe..mta depressão msmo..e eu soh achava q isso vinha depois d ter o bb..e eu me agarro numa hipotese: soh pod ser o s hormonios altos e tals..qndo nascer eu vo melhorar e tals..nao consigo nem imaginar eu ainda assim ruim tendo q cuidar do meu filho sabe..eu me recuso a procurar psicologo e tudo mais ..pq remedio nao posso tomar e tb crreio q nao resolve..ele conversar cmg tb nao..pq to num ponto q nao consigo nem sair d ksa..então eu fico pedindo á Deus em ksa sozinha pra ke passe..pq eh mto torturante isso..eu num guento mais sabe..eu to c a minha cabeça mt ruim...pq juli..dá depre antes do parto?
bjinhos

Futura mamãe disse...

Olá. Obrigada pela visitinha em meu bloguinho e pelo incentivo. Adorei o seu blog, muito esclarecedor. Ajuda muitas mamães a compreender o seu problema sem medo e culpa. Estou lhe seguindo. Abraço (www.odespertardeumanjo.blogspot.com)

☆ Lu ☆ disse...

Nossa Ju...!
Se cuida direitinho viu! Tem que fazer bastante repouso. Hoje 06/07 como vc está?

Minha filhota tbm está com dor de garganta....ontem foi a primeira vez que ela tomou antibiótico :( com quase dois anos de idade, foi a primeira infecção de garganta e o primeiro remédio forte que ela toma!

Estou sem tempo mesmo Ju para entrar na net, mas o blog é o primeiro site que abro quando entro na net.

Beijos e aguardo seu mooooooonte de novidades rsrsrs :P
Lu

 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog