No começo da maternidade td é novidade e aos poucos vamos conhecendo o nosso bebê que no início é um estranho-íntimo. E no meio de tantas novidades por muitas vezes nos sentimos perdidas e não sabemos muito bem o que fazer; sem dúvida temos aquele sentimento de mãe mas no desespero ele constuma não aparecer...rsrs e ai ficamos mais nervosas ainda....bom então o que podemos fazer para confortar o nosso bebê quando ele CHORA...chora muito...rsrsrs.
Vamos lá...então se nosso bebê está lá chorando sem parar, teoricamente temos que verificar algumas coisas...
alguma coisa o está machucando, a fralda apertada, roupas desconfortáveis....??
ele está com fome ou com sede?
a fralda está limpa?
está com gases?
está muito quente ou muito frio?
está entendiado?
os dentes estão começando a nascer?
ele precisa de colo?
está doente ou com febre?
Bom...mas se nenhuma dessas alternativas for a causa do problema, podemos exprimentar algumas coisas para acalmar e confortar...
movimentar-se quase sempre ajuda, andar com o bebê no colo pela casa; descubrir que tipo de movimento o conforta; mas não se preocupem que até conhecer mesmo o que o bebê gosta vcs vão fazer mil e uma coisas! Muitos bebês gostam da oscilação da cadeira de balanço (dessa a Gi gosta até hoje), outros de movimentos delicados de vaivém.
O bebê conforto costuma ser muito confortável para eles, leve-o para onde for, independentemente do que estiver fazendo; estar da lado da mamãe sem dúvida é muito seguro e sentindo essa segurança sem dúvida vai chorar bem menos.
Algo muito bom e que sempre foi maravilhoso fazer com a Gi é o banho, é incrível como um banho morninho com pouca luz e com a mamãe cantando...nossa é maravilhoso!!!! E depois é só fazer uma massagem, dar um leite bem gostoso e colocar o seu bebê para nanar!!! Ahhh esse processo é legal que ocorra na noite, mas mesmo durante o dia é bem legal dar um banho.
Algo que sempre faz bem tanto para o bebê e para nós mamães é colocar nosso pequeno (a) no carrinho e dar um passeio. O movimento e a mudança de ares costuma ajudar...ambos!!
E o melhor e pior acessório, a chupeta. Quando o bebê gosta, ahh ele gosta mesmo e se acalma rapidinho com ela, mas o problema é ficar por anos com ela. Não sei como vai ser, mas a Gi ama a "pepetinha" e o paninho!!! rsrsrs
Mas nada como aquele sentimento de mãe, mas caso vc esteja muito mal...pois quando o bebê chora muito e ainda estamos com a depressão tudo fica mais difícil...Bom o que eu as vezes fazia e isso me ajudava bem, era ligar para alguma amiga-mãe e perguntar o que normalmente elas faziam, cada uma me dizia algo diferente e assim surgiam outros tipos de tentativas!!
Mas ainda temos a possibilidade de chegarmos ao nosso máximo. É quando o choro realmente pode leva-lá ao seu limite.
Nessa hora o melhor a se fazer é pedir ajuda para alguém, alguma pessoa que fique com o bebê por pelo menos uma horinha. Assim vc pode dar uma saidinha, nem se for até a padaria que fica na frente de sua casa; tente fazer algo para que vc possa se acalmar. Se não for possível que alguém venha te ajudar, coloque o seu bebê em algum lugar que ele não possa se machucar, no berço, no bebê comforto...e tente se afastar do choro e se acalmar.
Esses primeiros meses não são fáceis, mas a cada dia vc vai conhecer melhor o seu bebê e saber bem o que fazer a cada reação, a cada choro...e ai é só desfrutar desse momento tão mágico!!!!
E como diz a antiga e ótima frase...."Ser mãe é padecer no paraíso."
Bom se é assim...rsrsrsrs...eu quero pelo resto de meus dias PADECER NO PARAÍSO de ser mãe!!!!
Bjos
Fiquem com Deus!
"E QUEM AMA SE SURPREENDE QUANDO É AMADO, PORQUE NÃO COBRA NEM ESPERA RECOMPENSA."
7 comentários:
Jú,
Nem me fala como muito choro nos deixa malucas!
Já teve noites de sairmos de madrugada para ir ao pronto socorro pois a nossa bebê não parava de chorar e o pior de tudo que chega a dar um desespero na gente, pois é complicado saber os motivos!
Mas graças a Deus essa fase já psssou! E o melhor de td é que sobrevivemos!
Um ponto super importante que vc tocou é a questão de chegarmos ao nosso limite, o melhor mesmo é se distanciar do bebê, pois com a recente maternidade já estamos cansadas e quando estamos com a depre td fica mais complicado!
Beijos!
Desejo de coração que este blog esteja sendo maravilhoso para muitas de nós!
Má.
QUERO PADECER SEMPREEEEE NO PARAÍSO!!!
ME DESCULPE...MAS COSTUMO A DIZER QUE É ESSENCIAL NA VIDA DE NÓS MULHERES SERMOS MÃE...É O SENTIMENTO MAIS MALUCO E MARAVILHOSO QUE JÁ SENTI!
BJOS...
TRANSMITIR CONFIANÇA NA HORA DO CHORO É O MELHOR QUE PODEMOS FAZER PELO NOSSOS BEBÊS!!!
Meninas, mulheres mães...
Obrigada!!!!
Transmitir essa segurança é fundamental!!!
bjs
Oi Ju, oi meninas!!!
Esatava lembrando que quando minha filha era pequena, sempre foi dengosinha, ela chorava e perdiía até o ar; mas isso acontece até hoje rs....sapeca que é! E eu ficava desesperada sabe? Me dava uma angústia tão grande ve-la chorar...mas o que eu fazia: Chegava bem pertinho do ouvido dela e dizia "Filha a mamãe tá aqui....tá aqui com vc minha princesa" até hoje quando ela cai, machuca, ou acorda assustada, eu faço isso e ela acalma na hora.
Outra coisa que ela faz é colocar a mãozinha discretamente por dentro da minha blusa....e fica fazendo carinho no meu peito. É a coisa MAIS GOSTOSA DESSE MUNDOOOOOOOOO!
É um processo mútuo de conhecimento...deixar que esse momento seja natural é a melhor coisa. Ás vezes penso que essas orientações de livros pedagógicos tratam o bebê como se ele fosse programado, um aparelho eletrônico; e não é assim! São "pessoinhas"....tentando se adaptar e se achar....e nós mães somos parte fundamental dessa descoberta!
Um super beijo a todas...
Lu*
OI JÚ, É LU VC TEM RAZÃO...OI MÃES!!!
SEMPRE GOSTEI MUITO DE LER E COM O MEU BEBÊ NÃO FOI DIFERENTE.
SAI COMPRANDO VÁRIOS LIVROS...ATÉ QUE ELES ME AJUDARAM NA QUESTÃO DE COMO COLOCAR PARA DORMIR E QUE O BEBÊ PRECISA APRENDER A DORMIR SOZINHO.
MAS ALÉM DISSO TEM MILHARES DE COISAS QUE ESTÃO E NÃO ESTÃO NO CONTROLE DE NÓS MÃES.
AQUELE SEXTO SENTIDO É TUDO DE BOM!!
E O QUE MAIS GOSTO É DE OUVIR VOZES DE MÃES COM EXPERIÊNCIAS PRÓPRIAS, BOM É BASICAMENTE O QUE FAZEMOS AQUI, TROCAMOS EXPERIÊNCIAS E ASSIM APRENDEMOS UMAS COM AS OUTRAS!!!
BJOS
Oi Ju..obrigada por vc sempre dar uma passadinha no meu blog...vou começar a fazer mais isso por aqui...é que, qdo me senti recuperada é como se quisesse recuperar o tempo perdido e quero fazer 1000 coisas boas ao mesmo tempo...hahahahaha
Quero te convidar a fzer parte de 2 grupos de maternidade que tenho:
http://br.groups.yahoo.com/group/cantinhodamamae/
e o
www.cantinhodamamae.ning.com
Será muito bem vinda!
Hj sua fiha tem qtos anos?
beijos
Meu e-mail pessoal: amandasalusse@yahoo.com.br
e só para MSN é este: amandaegui2005@hotmail.com
Onbde vc dá aulas?
Beijos
Olá meninas!!!
Oi Lu!!! Td bem???
Oi Joana!!!
Oi Amanda!!! Seja super bem vinda!!!
Esse contato físico que temos com os nossos bebês é maravilhoso!!!
A Gi tb tem todo um jeitinho de se encaixar no meu pescoço de uma forma que dê para ela ficar com o narizinho bem gostoso me cheirando...sabe aquele lance..CHEIRO DE MÃE...Bom eu mesma sinto em minha mãe o mesmo cheiro de quando me conheço como gente e esse lance do cheiro é algo impar!!! Maravilhoso!!!
E nem preciso falar que tb sinto um cheiro na Gi...que é só dela!!! CHEIRO DE MÃE, CHEIRO DE FILHA...algo que a ciência não explica...rsrsrsrs!!!!!!!!!!!!
E entendo super o que a Amanda disse...recuperar o tempo perdido!!!! Principalmente fazendo coisas que nos faz bem!!!
Hoje em dia acho o que eu menos faço é dormir...rsrsrs...tb tenho essa sede de fazer as coisas!!! E isso me dá um super prazer!!
Bjos a todas..fiquem com Deus
e um maravilhoso final de semana...
com mil e uma coisas para fazer e curtir!!
Postar um comentário