quinta-feira, 29 de abril de 2010

TERAPIA DO RISO

Terapia do riso pode ajudar a combater depressão e falta de apetite, diz estudo:

Desde a década de 80, pesquisadores da Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, têm pesquisado a resposta do organismo à “risada de alegria”, e comprovam que o riso ajuda a otimizar muitas das funções de vários sistemas do corpo - incluindo o sistema endócrino, reduzindo os níveis de cortisol e epinefrina, o que leva à redução do estresse. Ainda em relação ao sistema endócrino, em estudo recente, os especialistas observaram que a risada pode ter um efeito também nos hormônios do apetite - após assistirem 20 minutos de comédia, os 14 voluntários apresentaram redução dos níveis de leptina (hormônio da saciedade) e aumento no de grelina (hormônio da fome).

“A risada é um processo altamente complexo. A risada de alegria ou de júbilo é considerada um estresse positivo, que envolve atividades cerebrais complicadas, levando a um efeito positivo sobre a saúde”, destacaram os autores, esta semana, no Congresso Experimental Biology 2010. Para o pesquisador Lee S. Berk, as pesquisas indicam que a risada tem efeitos, ainda, na modulação do sistema imunológico, incluindo a produção de anticorpos e células protetoras, ajudando a prevenir e combater doenças. Além disso, a resposta do corpo seria similar ao do exercício físico moderado, melhorando o humor, reduzindo hormônios do estresse, reduzindo colesterol ruim (LDL) e pressão, e aumentando os níveis de bom colesterol (HDL)."

De acordo com os autores, o estudo não permite concluir que o bom humor aumenta o apetite, mas mostra uma variedade de efeitos positivos similares àqueles das atividades físicas. “O valor da pesquisa é que ela pode oferecer para os profissionais de saúde novas perspectivas e entendimentos, e, assim, potenciais opções para pacientes que não podem usar as atividades físicas para normalizar ou aumentar seu apetite”, concluíram.

"Apesar da brincadeira que eu não perco a oportunidade de fazer...o texto é bem interessante.
Massss criei uma teoria:
"Adoro rir...logo... adoro comer também!" hum...e como adoooooro! ehehe....
Beijos
Luli
☆♥ Lú ☆♥ "

TEXTO ENVIADO PELA NOSSA QUERIDA LÚ!!!!
BRIGADA LÚ....BJOS E VAMOS RIR...NEM QUE SEJA DE NÓS MESMAS...RSRS


sábado, 24 de abril de 2010

ALIMENTAÇÃO E BOM HUMOR - DANIELA CYRULIN

ALIMENTE-SE COM QUALIDADE E MELHORE O HUMOR!

"Quando ficamos muito tempo sem comer, há uma diminuição na liberação de serotonina, uma substância química  responsável pela transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios. Essa diminuição causa aquele mau humor insuportável. Outro motivo é  que quem se alimenta mal tende a ficar mau-humorado, porque o organismo libera o cortisol, hormônio que mexe com o humor. Além disso, a fome faz com que o corpo libere neurotransmissores e outras substâncias que também afetam o humor. Dependendo de quanto a pessoa libera e em quais situações, ela ficará mais ou menos mau humorada.
A solução não é só alimentar-se regularmente, mas do que exatamente se alimentar! O tipo de alimento influencia no humor.
Por exemplo: Uma dieta restrita em carboidratos prejudica o humor
porque o combustível do cérebro é a glicose, (produto da digestão dos
carboidratos), portanto os carboidratos geram energia e são
responsáveis pelo bom funcionamento do cérebro. Mas devemos dar
prioridade aos carboidratos complexos (grãos e cereais integrais).
Já o açúcar refinado é indicado como um dos maiores inimigos do bom
humor pois ele causa um pico de glicemia, um pico de euforia que é
temporário. Essa concentração de glicose e consequente energia e
euforia cai logo, deixando uma sensação de mau humor e moleza. Por
isso, fuja dos doces e do cafezinho com açúcar.
Quais outros alimentos influenciam no nosso humor?
A laranja, a acerola e o agrião são fontes de vitamina C. E a vitamina C
também influencia o humor. Eles devem ser consumidos crus, pois o
cozimento e a exposição a luz oxidam a vitamina, fazendo-a perder as
propriedades.
Além da vitamina C, a vitamina B também tem seu papel nessa briga
contra o mal humor. Então consuma atum, lentilha e pimenta.
E o delicioso chocolate?
O chocolate tem em sua composição uma substância chamada
teobromina, um estimulante que aumenta a liberação de serotonina e
consequentemente a sensação de bem estar.
Mas abuse do chocolate com moderação é lógico, já que ele é rico em
gordura e ganhar peso causa um mal humor danado."
                                                                                                                          Daniela B. Cyrulin

                                                                                                                                 Orientação Nutricional
                                                                                                                            dbcyrulin@hotmail.com


DANI, QUERIDA, OBRIGADA POR ENVIAR ESSE TEXTO PARA O BLOG!!!
TENHO CERTEZA QUE VAI SER DE GRANDE UTILIDADE, POIS SABEMOS QUE COMER É MARAVILHOSO E ESTAR DE BOM HUMOR É MELHOR AINDA!

MULHERES, A DANIELA CYRULIN, É UMA AMIGA MUITO ESPECIAL, QUANDO EU ESTAVA MAL ELA VEIO ALGUMAS VEZES ME VISITAR, EM UMA DAS VEZES ME TIROU DE CASA PARA ALMOÇAR E EM OUTRA ME DEU UMA CARONA À MINHA PRIMEIRA SAÍDA DE CASA COM A GIOVANNA!

fiquem com Deus.
desejo a todos um excelente final de semana
com muito BOM HUMOR!!!!!!!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

EMAIL DE UM AMIGO...obrigada!!

"Julien,
Seu pai me mostrou sua mensagem depositada no "blog - depressão pós-parto".
Talvez você e seus irmãos não saibam, mas, por via de consequência de um carinho muito grande que tenho por seu pai, este se estende àqueles a quem êle ama.
Fiquei feliz em vê-la reencontrando o amor pela vida ou, talvez, apenas o "amor".
Se é que tenho o direito, gostaria apenas de fazer um comentário. Penso que Deus nunca deixou de acreditar em você, assim como não deixa de acreditar em ninguém e, da mesma forma, Êle não salva ninguém.
Deus acredita em você, e espera que você, antes de qualquer outro, ame muito a Julien e queira que ela se salve. Para isto Êle lhe deu (como deu a todos) a inteligência, a capacidade de amar e o livre arbítrio.
Acredito que cabe a cada um de nós fazer sua escolha, o que, diga-se de passagem, não é fácil, porque às vêzes nós mesmos é que nos tornamos as pessoas mais insuportáveis da Terra. O que não chega a ser algo condenável, pois, afinal, somos humanos.
Momentaneamente o nome de sua medicação é "Gi". O da minha é Eduardo, ou "Cabiçudo" e, acredito que não foi à toa que o "Homem" lá de cima os colocou nas nossas vidas. Você, querida amiga, por acaso pensou em algum momento como poderia ter sido, ou poderá ser, nossas vidas sem essa medicação maravilhosa?
Não temos o direito de decepcioná-los. Afinal, êles são a essência de nossas vidas ou, talvez, a nossa própria vida.
Um beijo e não se esqueça, Deus, a Gi, seu marido, seu pai, sua mãe, seus irmãos, seus alunos, ...... e eu, acreditamos em você. "
Raul.

terça-feira, 20 de abril de 2010

A FELICIDADE E A INFELICIDADE...!?

É POSSÍVEL SER FELIZ, MESMO COM DEPRESSÃO?!

"Todo o amor do mundo pode ser dado a você, mas, se você decidir ser infeliz, permanecerá infeliz. E você pode ser feliz, imensamente feliz, por absolutamente nenhuma razão - porque a felicidade e a infelicidade são decisões suas.
Leva muito tempo para perceber que a felicidade e a infelicidade dependem de você, porque é muito confortável para o ego achar que os outros estão fazendo você infeliz. O ego insiste em dar condições impossíveis, e ele diz que primeiro essas condições precisam ser satisfeitas e somente então você poderá ser feliz. Ele pergunta como você pode ser feliz em um mundo tão feio, com pessoas tão feias, em uma situação tão feia.
Se você observar corretamente, rirá de si mesmo. É ridículo, simplesmente ridículo. O que você está fazendo é absurdo. Ninguém está nos forçando a fazer isso, mas insistimos em fazê-lo - e gritamos por socorro.
E você pode simplesmente sair disso; trata-se de seu próprio jogo - ficar infeliz e depois pedir simpatia e amor. Se você estiver feliz, o amor fluirá em sua direção... não há necessidade de pedi-lo.
Essa é uma das leis básicas. Exatamente como a água flui para baixo e o fogo flui para cima, o amor flui em direção à felicidade. "

Osho

Post esse tirado do blog da minha querida  Alyson Daas, que tem um blog que adoro!
http://www.depressaoassassina.blogspot.com/ - vale a pena visitar e ler os posts!

sábado, 17 de abril de 2010

Pós-Parto sem Aperto -- Women's Health

"Boa notícia para as mamães à beira de um ataque de nervos --- e para seu bebê.
Pesquisadores desenvolveram um tratamento para a depressão pós-parto que não afeta o leite materno e traz bons resultados em pouco tempo.

Durante quatro semanas, dez mulheres foram submetidas à estimulação magnética transcraniana, tecníca na qual um campo magnético ativa neurônios desativados, que causam o problema. As pacientes apresentaram melhora no relacionamento interpessoal e na memória imediata. "Além de ficar deprimida, a mãe sente confiança para cuidar do filho," diz o autor do estudo, Martin Luiz Myczkowski, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Os resultados são preliminares e a pesquisa continua.
Interessadas em participar podem se informar pelos telefones: (11) 30698159 e 3069 6525."

Informação essa que tirei da Revista Women's Health.

Esse assunto, foi até comentado pelo Dr. Joel Rennó Jr. no programa Boa Tarde da Silvia Popovic.
Informação importante!!! Vamos divulgar!!!

Fiquem com Deus,
Obrigada,
Julien.

"QUANDO VOCÊ OLHA PARA DEUS, PERCEBE QUE ELE NUNCA PAROU DE OLHAR PARA VOCÊ." Zig Ziglair

terça-feira, 13 de abril de 2010

Quando nenhum remédio é o melhor - Efeito placebo

"Um menino tropeça, rala o joelho e chora. A mãe vem, pega-o no colo, e o acalma; logo o choro acaba e ele sai correndo, e nem se lembra da dor."

Essa é a reação "placebo" em seu aspecto mais simples, que demonstra o poder de uma palavra de carinho e da sensação de estar em segurança.
É a forma de cura mais antiga, e o seu efeito sobre os adultos pode ser imenso: na verdade, em experiências feitas com novos medicamentos, de 35% a 75% dos pacientes se beneficiam quando tomam comprimidos falsos.

Tomografias do cérebro mostram que os placebos têm efeitos tão "real" quanto os medicamentos.

A neurocientista americana Helen Mayberg verificou que os antidepressivos e o placebo aumentam a atividade do córtex frontal, parte do cérebro que pensa e planeja, e reduzem a atividade nás áreas ligadas às emoções.
Na verdade, em estudos que comparam os antidepressivos e os placebos - o desempenho dos remédios é praticamente igual ao do placebo.
Placebos podem ter efeitos notáveis.
Quase não há efeito placebo em caso de cãncer, infecções bacterianas e osteoporose. Mas são eficazes em doenças como depressão, dores em geral, cefaleia...quando a reação ao tratamento depende dos sentimentos subjetivos do paciente.
Outro método para aumentar a eficácia dos placebos é dar um medicamento comprovado algumas vezes no início e depois troca-ló secretamente pelo placebo. Funciona melhor do que o placebo sozinho.

Quem pensaria que o mecanismo por trás de um simples abraço pudesse ser tão complicado?

O que é o efeito placebo?

A palavra placebo deriva do latim, do verbo "placere", que significa "agradar". Uma boa definição é a seguinte:
"Placebo é qualquer tratamento que não tem ação específica nos sintomas ou doenças do paciente, mas que, de qualquer forma, pode causar um efeito no paciente."
Note bem a diferença: placebo é o tratamento inócuo. Efeito placebo é quando se obtém um resultado a partir da administração de um placebo.

Uma conclusão interessante é a seguinte: toda medicação administrada, além do seu efeito real farmacológico, tem também um efeito placebo, e eles dificilmente podem ser separados um do outro.

O efeito placebo é conhecido e descrito desde o século XVIII e não pressupõe apenas a administração de uma substância inerte. Um médico atencioso, um exame diagnóstico e o otimismo do doente em relação ao tratamento contribuem sobremaneira para a sua recuperação. Quanto maior o componente psicológico de um distúrbio, maior será a sua suscetibilidade ao efeito placebo.
Como tal, a depressão não escapa à regra. Os mecanismos biológicos envolvidos no efeito placebo ainda não foram completamente compreendidos, mas uma das hipóteses mais aceitas é que ele seria deflagrado pela liberação de endorfina, um analgésico produzido pelo próprio organismo, e de dopamina, substância capaz de fazer o cérebro repetir processos prazerosos – como a melhora de uma doença.
 
No caso da depressão, a cascata química desencadeada pelo efeito placebo atua diretamente nos mecanismos psíquicos que estão na origem da doença – a autoestima do paciente, suas expectativas em relação à vida, sua disposição física e mental... "O efeito placebo tem eficácia terapêutica", diz o neurocientista Renato Sabbatini, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Portanto, é difícil, sobretudo no campo da psiquiatria, determinar com precisão o que é resultado da intervenção química do remédio e o que é produto de seu efeito placebo. Escreve o médico canadense Grant Thompson, no livro The Placebo Effect and Health (O Efeito Placebo e Saúde): "O efeito placebo não é um inimigo". Em entrevista a VEJA, o psicólogo Kirsch defende: "Eu concordo plenamente que o efeito placebo é importante. Mas, se um remédio apenas evoca o efeito placebo, não deveria ser usado".

Não é o caso dos antidepressivos. Nove especialistas ouvidos por VEJA, entre psiquiatras, neurocientistas, farmacologistas e psicanalistas, são peremptórios em dizer que uma diferença de eficácia da ordem de 18% ou 25% entre a ação de um medicamento e a do placebo não é pouca coisa. "Para um deprimido grave, é o que pode fazer toda a diferença", diz o psicofarmacologista Elisaldo Carlini, professor da Universidade Federal de São Paulo. Descobertos nos anos 50, os remédios contra a depressão têm por objetivo restabelecer a química cerebral de modo a que as pessoas consigam enfrentar a vida cotidiana e seus problemas. Imagine um par de óculos com as lentes embaçadas... O antidepressivo é aquele pedacinho de pano usado para limpá-las, desanuviando a mente. "Nos casos mais graves, o remédio funciona como um curativo, que protege a ferida", explica a psiquiatra Laura de Andrade, da Universidade de São Paulo. "Com ele, o doente consegue seguir o dia a dia sem se machucar ainda mais."

A mais comum das doenças psiquiátricas, a depressão ainda desafia a medicina. Suas origens biológicas e suas causas não foram totalmente desvendadas. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que a doença surgia da carência no cérebro de neurotransmissores, associados às sensações de prazer, autoconfiança, apetite e libido, entre outras. A hipótese mais aceita hoje é a de que a depressão está ligada ao mau uso que o cérebro faz de tais substâncias. O tratamento também não é simples. Ao contrário. Há de se levar em conta os vários tipos de depressão e as inúmeras substâncias antidepressivas no mercado – há pelo menos sessenta delas à venda no Brasil. Descobrir o medicamento mais adequado a cada paciente é um trabalho, na maioria dos casos, de tentativa e erro. Apenas 37% dos doentes encontram alívio com o primeiro remédio prescrito por seus médicos. "Nos estudos que serviram de base às metanálises de Kirsch, é possível, por exemplo, que pacientes incluídos em pesquisas com inibidores seletivos de recaptação de serotonina reagissem melhor a outras classes de antidepressivos", diz o psiquiatra Valentim Gentil Filho, da Universidade de São Paulo. Além disso, pacientes com quadros depressivos semelhantes podem responder de forma completamente distinta a um mesmo tratamento.

Para essa postagem, tirei informações da Revista Veja e da Revista Seleções.

Espero que tenha esclarecido, pelo menos um pouco, as questões que surgem sobre o Efeito Placebo.
Digo que tb aprendi muito com essa pesquisa.

Bjos
Fiquem com Deus.
Jú.


"UM SIMPLES PENSAMENTO DE GRATIDÃO ELEVADO AO CÉU É A MAIS PERFEITA ORAÇÃO." G.E. LESSING.



quarta-feira, 7 de abril de 2010

O preconceito...

Como se não bastassem o mal estar e a angústia tão frequentes nas depressões, em geral o deprimido não encontra aceitação em seus familiares e mesmo no seu meio social.
É surpriendente como isso acontece até hoje. Vivemos em um século, cuja a evolução das coisas cresce, cresce muito a cada dia, mas infelizmente a evolução de algumas pessoas é bem lenta, mesmo pessoas esclarecidas quando deparam-se com um caso de depressão na família logo saem falando algo da situação em vez de procurar entender e ajudar.
Pois digo, por experiência própria, QUE A PESSOA QUE PASSA POR UMA DEPRESSÃO PRECISA, ACIMA DE TUDO, DE COMPREENSÃO E DE ACOLHIMENTO AMOROSO!!

Meu pai é um homem maravilhoso, esclarecido e super compreensivo, mas no começo de todo o processo de minha depressão ele tb não entendia como eu poderia me sentir tão mal, tão triste, tão sozinha...sabe que muitas vezes ele chegava a me questionar...dizendo que eu era uma pessoa abençoada por ter uma linda bebê com saúde, marido, casa, trabalho e como??? Como que eu conseguia pensar que o que eu realmente sentia era que eu não queria nada daquilo???
É, mas quando ele e eu percebemos que eu realmente estava doente, estava precisando de uma ajuda profissional...ai sim ele foi o primeiro a correr entender o que era uma depressão pós-parto.
Pesquisou e encontrou o livro da Brooke Shields - Depois do parto, a dor.
E ai, além de entender, ele começou a me ajudar, no decorrer de sua leitura ele me telefonava e me perguntava como eu estava me sentindo, se quando acontecia isso ou aquilo eu me sentia como??? E assim eu tb fui me abrindo e desabafando, encontrando nele como eu sempre encontrei um amigo, um ombro, um apoio, um homen forte, um pai.
Todos os dias de manhã por quase 15 dias, na minha maior crise, ele vinha para minha casa, para me dar todo o apoio necessário...me recordo que um dia ele entrou no banhiero e me pegou praticamente desmaiada...aiii Graças a Deus ele estava lá, para me segurar e me ajudar!!!

Mulheres, é muito importante que vcs realmente digam para as pessoas que convivem com vcs, que estão passando por uma depressão, sei que é complicado, mas abram o seu coração...e digam que vcs precisam de acolhimento, compreensão, amor, carinho, ajuda...

Em muitos depoimentos e emails que recebi, percebi como esse assunto é tão difícil de ser tocado.
E quando nós mulheres contamos para alguém ou essa pessoa acaba percebendo que não estamos bem, que estamos com sintomas de uma depressão, seja ela pós-parto ou não; logo em seguida podemos de alguma forma receber um olhar de preconceito ou de crítica...assim infelizmente dentro de nós se transforma ou não em sentimento de culpa e esse sentimento acaba prejudicando toda uma melhora.
Mas, não se preocupem que com o passar do tempo conseguimos lidar cada vez melhor com essa situação...rsrs!!!

"A autoconfiança é como a força que impulsiona o navio: mesmo que esteja carregado de tesouro, se não houver uma força que o propulsione, o navio ficará parado e não poderá fazer a carga preciosa chegar ao seu destino. A autoconfiança é uma força mental; é a energia que serve para manifestar as maravilhas que há em nosso interior. Como filho de Deus, você tem dentro de si algo maravilhoso que, no entanto, de nada servirá enquanto não puder ser revelado."  Kamino Kusumoto. 

Bjos a todos,
Jú.
fiquem com Deus! Amém!



terça-feira, 6 de abril de 2010

Obrigada e mãos à obra!!!!

Olá para todos!!!!

Antes de mais nada gostaria de deixar aqui o meu agradecimento por todos os coments, emails, torpedos, ligações...recebidos após o programa da Silvia Popovic.
Queridas mamães e familiares sejam super bem vindos ao blog! Espero que aqui vcs possam encontrar alguma ajuda, algum conforto, algum entendimento...de coração quero muito de alguma forma ajudar no que for preciso, pois como algumas de vcs já passei por essa dor que infelizmente vai tentando...tentando nos destruir.
Mas saibam que a Depressão pós-parto tem cura é só procurar o tratamento ideal e ai com a Graça de Deus vcs vão poder desfrutar com saúde dos momentos mais marcantes de suas vidas...curtir com saúde o seu bebê e a sua vida, como mulher, mãe, esposa, profissional, amiga, filha...!!!!
Nada de ficar perdendo tempo sofrendo, mãos à obra!!!!
Sintam-se a vontade em enviar coments e emails para mim. O blog é total de todos vcs!!!!

Queridas mamães, a Valéria, mamãe como nós e que tb passou por uma dpp. Tem um espaço para gestantes, mamães e familiares. Nesse espaço ela oferece toda a parte estética que uma grávida ou mamãe precisam; tb tem cursos e palestras. Vou deixar aqui o tel e endereço dela, vale a pena conferir!

Mammy to be - Rua Major Prado, 54E  Moema São Paulo - tel: 5049 0310 -

Estou lendo um livro muito bom do Dr. Joel Renno Jr - que tb estava lá no programa -
MENTES FEMININAS - A saúde mental ao alcance da mulher.

E tem outro livro que tb estou começando a ler -
DEPRESSÃO - tem luz no fim do túnel  de Esther Carrenho.

Boa leitura!

Ahhh um recadinho para as novas mamães no blog.
Tem muitas postagens que venho fazendo desde Setembro, caso tenham um tempinho vale a pena ler! E tb não deixem de ler os coments pois é lá que muitas mamães deixam seus depoimentos, com informações valiosísimas para nós!!!

Bjo
fiquem com Deus
Jú.

"A capacidade de resolver os problemas está latente em você. Deus é capaz de resolve-lô. E Ele está dentro de você."  
 

DEPRESSÃO PÓS-PARTO Copyright © 2010 Customizado por Layout para blog